O bom exemplo também reflete na produtividade e na permanência no trabalho, é o que diz uma pesquisa da empresa de saúde Alice

Rodrigo Lizot, fundador e CEO da Prestex, acorda todos os dias às 5 da manhã para ir à academia. Além da musculação, pratica Jiu Jitsu quatro vezes na semana, pilates duas vezes e corre de 5 a 10 km três dias por semana para participar de provas de meia maratona. Hoje, aos 41 anos, pesa 88 kg e faz acompanhamento com nutricionista, mas nem sempre foi assim. Apesar de praticar esportes desde criança, Lizot ficou sedentário dos 26 aos 30 anos e chegou a pesar 106 kg. “A virada de chave veio quando um amigo que não me via há tempo, alertou como eu estava gordo e diferente. Me olhei no espelho e, daí para frente, retomei os esportes”, relembra.

O gestor da Prestex não está sozinho nessa jornada diária de atividades físicas e hábitos saudáveis. Elizabete Loz, diretora de Compliance da empresa, reserva espaço em sua rotina para praticar crossfit, artes marciais, musculação e corrida. Já o diretor comercial Marcelo Zeferino joga futebol, treina musculação e também corrida. “Faz parte da cultura da empresa envolvermos esportes e hábitos saudáveis de vida nas atividades com os colaboradores, o que ajuda também no foco, disciplina e determinação para alcançar os objetivos pessoais e corporativos”, ressaltam os gestores.

Não é à toa que grande parte dos colaboradores da Prestex utiliza os benefícios do Total Pass ou a parceria com o SEST/SENAT para a prática de modalidades esportivas. É o caso do analista comercial Kevyn Santos, de 30 anos, que pratica Muay Thai e Jiu Jitsu quatro vezes na semana. Exemplo de superação entre os colegas, Kevyn, que é diabético, teve trombose venosa com 70% da artéria comprometida e ficou internado por sete dias no começo de 2024. “Eu era totalmente sedentário e comia 1kg a cada refeição. Hoje como 350 g, estou mais feliz e disposto. É uma vitória, um conjunto de coisas boas acontecendo comigo”, conta o analista que foi promovido recentemente.

Outro exemplo positivo vem da gerente de Novos Negócios, Monique Andrade Assis, de 35 anos, que treina musculação cinco vezes por semana, cardio (escada) seis vezes e tem acompanhamento de nutrólogo. “A disposição muda completamente. Além disso, a autoestima te deixa mais confiante, o que influencia diretamente em atitudes e posicionamentos também no trabalho”, afirma. A gerente, que já teve o percentual de gordura corporal em 37% (muito elevado para sua idade), conta que a alimentação era seu ponto de indisciplina, recorrendo compulsivamente à comida. Hoje seu percentual de gordura está em 23% e o de massa magra em 27,2%, considerados bem saudáveis.

Os relatos dos gestores e colaboradores da Prestex estão alinhados com os resultados de uma pesquisa realizada pelo instituto Opinion Box, em parceria com a empresa de saúde Alice. O estudo, que entrevistou 1.048 trabalhadores de todas as regiões do Brasil, revelou que gestores com hábitos de vida saudáveis incentivam seus colaboradores para que sejam mais saudáveis também, resultando em maior produtividade, engajamento e motivação. De acordo com a pesquisa, 83,5% dos entrevistados afirmaram ser sempre ou frequentemente mais produtivos com chefes saudáveis; 74% recomendam a empresa como um ótimo lugar para trabalhar quando seus gestores oferecem bons exemplos de saúde e bem-estar; e 89,9% disseram ter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. “Não tenho dúvidas de que o exemplo arrasta e contagia. Muito feliz em ver essa grande movimentação para uma vida saudável dentro da Prestex”, finaliza o CEO Rodrigo Lizot.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.