Banco Master, são algumas das organizações financeiras certificadas
O Great Place to Work Institute iniciou a divulgação do ranking das Melhores Instituições Financeiras para Trabalhar no Brasil. O instituto realiza ao longo do ano as certificações das melhores empresas para trabalhar divididas em quatro rankings: global, América Latina, nacional e diversidade. Esses ranqueamentos são subdivididos por setores — como TI, financeiro e saúde —, temático — mulheres, pessoas com deficiência —, categorias — multinacionais, grandes empresas nacionais e pequenas e médias empresas nacionais — e regionais.
Banco Master
No ranking divulgado no dia 24 de setembro, o Banco Master ocupa a 5ª posição no segmento médio porte. Essa classificação é baseada na pesquisa de clima organizacional de 2023, que avalia diversos aspectos da cultura corporativa.
Em sua primeira participação, o Banco Master já pôde contar com 84% de satisfação entre seus colaboradores e conquistar o reconhecimento setorial. A pesquisa é uma iniciativa da GPTW que, desde a década de 1980, por meio de uma coleta de dados anônima, avalia critérios como credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e companheirismo dentro das organizações.
Gestores do Banco Master apontam a gestão humanizada como um dos principais motivos para a colocação no ranking e implementam continuamente novas práticas e benefícios para os colaboradores. “É um marco importante para nós porque nos desafiamos a evoluir rapidamente, sem perder de vista os valores que nos trouxeram até aqui. Ficamos orgulhosos por receber esse reconhecimento, que reflete diretamente a experiência de quem vive o dia a dia do Banco”, afirma Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master.
De acordo com Augusto Lima, CEO da instituição, a avaliação torna possível identificar pontos de melhoria e potenciais ainda não realizados, criando um ambiente de trabalho cada vez melhor. “Esse resultado reforça nosso compromisso em oferecer um ambiente de trabalho seguro, diverso, inclusivo e colaborativo. Além disso, com a implementação do Programa ESG, temos avançado em ações voltadas à equidade de gênero e racial e ao bem-estar físico e mental de nossos colaboradores”, explica Augusto.
Flávia Lima, líder do Programa de ESG da instituição, reforça a importância de ações constantes e celebra o resultado do ranking. “No Banco Master, acreditamos que as mudanças reais começam de dentro para fora. Um dos nossos compromissos com ESG é garantir que cada colaborador faça parte de um ambiente que preze pela inclusão, diversidade e desenvolvimento contínuo. Isso reflete em impacto real, por isso ficamos tão felizes de estar entre os destaques da lista, em especial do nosso setor”.
Com olhar integral para o colaborador, a empresa conta com iniciativas que vão do cuidado com a saúde física até a saúde mental e já implantou diversas mudanças desde a última pesquisa.
Tokio Marine
Em mais uma demonstração da consistência de sua política de desenvolvimento e valorização de seus 2,4 mil Colaboradores, a Tokio Marine Seguradora conquistou, pela quinta vez, o primeiro lugar na categoria Seguradoras da 6ª edição do ranking Melhores Empresas para Trabalhar – Instituições Financeiras 2024. “É uma honra sermos reconhecidos novamente pelo GPTW como a Melhor Seguradora para Trabalhar no setor financeiro. Essa conquista é resultado do nosso comprometimento em manter uma cultura organizacional de excelência, que tem em seu DNA os pilares de diversidade e inovação e que, diariamente, estimula o desenvolvimento e o respeito entre todos os Colaboradores”, comemora Luciana Amaral, diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade da Tokio Marine.
Constantemente, a seguradora promove iniciativas de Recursos Humanos que valorizam o protagonismo e as múltiplas opiniões de forma estratégica e oferece um amplo pacote de benefícios, tanto monetários quanto os considerados intangíveis, com foco no desenvolvimento profissional e pessoal dos Colaboradores, visando construir e fomentar ações que contribuam para uma agenda de interesses capaz de tornar o ambiente de trabalho cada vez mais justo e respeitoso para todos. “Um de nossos principais diferenciais é o de manter o olhar sempre atento às necessidades dos nossos Colaboradores. Assumimos o compromisso de torná-los protagonistas em suas respectivas áreas de atuação na Companhia, oferecendo todos os subsídios necessários para seu desenvolvimento, o que contribui para a construção de um ambiente colaborativo, propício à inovação e focado na qualidade das entregas. Tudo isso é baseado em nossa forte Cultura Organizacional e em nossos Valores: o Compromisso com a Satisfação dos Colaboradores, Corretores, Clientes e Comunidade na qual estamos inseridos; o Respeito; a Excelência em Produtos e Serviços; o Trabalho em Equipe; a Ética e Transparência”, finaliza a executiva.
Paraná Banco
O Paraná Banco ficou em terceira lugar no ranking de melhores instituições financeiras, de médio porte, do País para trabalhar. De acordo com a superintendente de Pessoas & Cultura do Paraná Banco, Claudia Vidal Kuster, o ranking da GPTW, que está no mercado há quase 30 anos e utilizado por mais de 10 mil empresas no mundo, é um grande parâmetro das práticas de cultura organizacional. “Para nós é uma honra receber esse reconhecimento pelo terceiro ano consecutivo. Isso é resultado de um time que diariamente constrói um ambiente baseado em confiança e colaboração, e que nos inspira a continuar trabalhando para promover um ambiente onde todos possam se desenvolver e contribuir de forma significativa”, ressalta.
Com aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em 8 estados brasileiros, o Paraná Banco mantém um compromisso de propiciar um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.
Entre os projetos, há o programa de serviço social e de assistência psicológica, com consultas on-line, campanhas de vacinação para colaboradores e familiares e o Clube de Vantagens PB, que possibilita diversas parcerias para os colaboradores, além da PB Academy (universidade corporativa on-line). No ano passado, foram mais de 4 mil horas de treinamento com a participação de cerca de 450 colaboradores. Além disso, o banco também faz parte do Empresa Cidadã, um programa que incentiva empresas a oferecerem licenças-maternidade e paternidade estendidas para seus colaboradores.
Âncora Consórcios
Após três anos consecutivos sendo premiada com o selo Great Place to Work (GPTW), a Âncora Consórcios, uma das maiores administradoras de consórcio independentes do Brasil, superou as expectativas com relação a nota deste ano e entrou para o ranking como uma das melhores empresas para se trabalhar no setor financeiro, ocupando a 13º posição e destacando-se entre as empresas premiadas por suas práticas de excelência em gestão de pessoas.
Com 400 colaboradores e uma série de iniciativas voltadas a qualificação profissional, a Âncora Consórcios planeja expandir a equipe em 20% até o final do ano, além de seguir apostando no desenvolvimento e experiência positiva de seus funcionários.
Atualmente, a empresa conta com 67 vagas em aberto, sendo 45 direcionadas para o time de vendas e relacionamento comercial. Entre as oportunidades destacam-se Operador de Call Center, Supervisor Comercial Regional, bem como posições que englobam setores de pós vendas, controladoria e finanças, inteligência de negócios, entre outros. As oportunidades estão distribuídas por todo o Brasil, especialmente Franca – SP, onde está localizada a sede da Âncora Consórcios.
A conquista do selo GPTW
A certificação GPTW tem ganhado relevância entre as organizações por validar boas práticas de gestão e um ambiente de trabalho saudável. De acordo com a gestora de RH da Âncora Consórcios, Maria Olivia Simão Pimenta, a nova conquista reforça o compromisso da companhia com o bem-estar de seus colaboradores. “Essa premiação evidencia as melhores empresas que já possuem a certificação. Conquistamos o reconhecimento em maio pelo terceiro ano consecutivo, mas a nota foi tão excepcional que entramos para o ranking das melhores das melhores este ano, o que representa um reconhecimento inédito para nós. Sabemos que poucas empresas têm essa oportunidade. Por isso, acreditamos que colaboradores satisfeitos são a base para o sucesso de qualquer organização, e este prêmio valida que estamos no caminho certo em termos de clima organizacional e cultura corporativa,” afirma.
Maria Olivia ressalta que um dos diferenciais da Âncora está em sua cultura de acolhimento e evolução. “Nos preocupamos em proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro, no qual os novos colaboradores possam aprender e se desenvolver da melhor forma possível. Estamos comprometidos em incentivar o crescimento profissional em todas as etapas de suas carreiras, por meio de programas e ações de incentivo estruturadas em diversas esferas e formatos”, pondera.
A executiva explica ainda que por meio do movimento “Vem pra Âncora”, a companhia convida todos a sentirem e vivenciarem as oportunidades que o universo da empresa oferece, seja para colaboradores, parceiros ou clientes.
Benefícios e planos de carreira
Os novos colaboradores terão a oportunidade de integrar uma empresa que valoriza ética, evolução e empatia. “Cada posição possui seu conjunto de requisitos de hard e soft skills que colaborarão para a evolução e construção de cada colaborador na empresa”, conta.
A Âncora Consórcios oferece um pacote de benefícios abrangente, incluindo bonificação por metas, vale-alimentação, vale-transporte, convênios médicos e odontológicos, Gympass, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), seguro de vida e desconto na aquisição de uma carta de consórcio. Além disso, a empresa oferece day off no aniversário e incentivos educacionais como convênios com faculdades e escolas de inglês.
Os detalhes de cada uma das oportunidades podem ser consultados no ato da inscrição, disponíveis no site. Sobre o processo seletivo, a primeira entrevista é online, com o time de RH. Já as próximas etapas, são para conhecer a liderança da área e para realizar cases práticos relacionados as competências solicitadas. “Trabalhamos para que as vagas sejam preenchidas em até 20 dias e garantimos devolutiva a 100% dos candidatos, independentemente do resultado do processo, pois prezamos pela transparência”, diz.
Maria Olivia comenta que a Âncora conta com um plano de cargos e salários muito bem definidos. “Constantemente abrimos processos seletivos internos e realizamos um trabalho de desempenho e acompanhamento através de feedbacks e plano de desenvolvimento a todos os nossos colaboradores, criando oportunidades de promoções internas, mensalmente”, ressalta.
Iniciativas, ambiente inclusivo e diversidade
A Âncora Consórcios promove a capacitação contínua de seus colaboradores por meio de iniciativas como a Universidade Corporativa, que oferece diversos cursos e treinamentos relacionados a assuntos técnicos e comportamentais, e o Projeto Evoluir, que subsidia cursos externos para aqueles que desejam buscar conhecimento e aperfeiçoamento em outras instituições de ensino. “O desenvolvimento e a satisfação dos nossos colaboradores são fundamentais para o sucesso da empresa. Por isso, estamos sempre inovando e ouvindo nossa equipe para implementar melhorias contínuas e que realmente façam a diferença para os nossos talentos”, declara.
Além dos investimentos em qualificação profissional dos funcionários, a Âncora preza por um ambiente de trabalho inclusivo por meio da conscientização e valorização das diferenças individuais. “Temos muito orgulho que o nosso índice de aprovação GPTW nas questões relacionadas à diversidade seja de 97%. Para o próximo ano, implementaremos novos programas de treinamento que promovem a cultura inclusiva e política de igualdade. Isto porque, entendemos que a empatia é a chave do sucesso para um ambiente saudável e colaborativo e acreditamos que é possível combinar o DNA voltado para pessoas com um resultado de alta performance”, finaliza a gestora de RH da Âncora Consórcios.