O novo líder tem como desafio ampliar o investimento em P&D em 25% e alcançar um crescimento recorde nos próximos três anos
A Health Meds, indústria farmacêutica brasileira especializada em produtos derivados de canabinoides, acaba de anunciar o novo CEO, o médico e empresário Eduardo Jorge. O executivo que é um dos fundadores da empresa, assume agora o principal cargo com a responsabilidade de dar continuidade ao processo de expansão da empresa neste mercado, ampliar em 25% os investimentos da companhia em P&D no País, e alcançar um crescimento recorde nos próximos três anos. “A Health Meds é uma empresa relativamente nova e nesses quase cinco anos de atuação apresentou um crescimento expressivo se destacando entre a classe médica com forte atuação em educação continuada, contribuindo de forma significativa para a qualidade de vida de centenas de pessoas. Um dos aspectos que contribui para esse resultado é uma taxa de adesão dos pacientes bastante expressiva, acima de 80%, mostrando que nossos produtos são reconhecidos primeiramente pelos médicos através do alto padrão de qualidade, pesquisa com formulações exclusivas e grau farmacêutico”, explica Eduardo.
O novo líder da Health Meds, pontua ainda, que a empresa investe fortemente em seu departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nos EUA, que busca estudar novas formulações para as diversas indicações clínicas da cannabis medicinal, estabelecendo parcerias com importantes centros de pesquisa e universidades no Brasil e no exterior.
Eduardo Jorge é médico oftalmologista, cofundador da empresa e já atuava como diretor de operações da Health Meds. Empreendedor nato, também foi fundador e chefe do serviço de residência médica “COSC”, até ser vendido ao grupo Opty.
Entenda os canabinoides
Os canabinoides possuem mais de 480 substâncias químicas, sendo que 150 destes compostos, denominados fitocanabinoides, são os mais estudados, como o THC (Tetrahidrocanabinol), o CBD (Canabidiol) e o CBG (Canabigerol). Eles são capazes de ativar receptores canabinoides (CB1 e CB2) em diversos tecidos dos nervos periféricos, Sistema Nervoso Central (SNC) e sistema imunológico. Esse funcionamento complexo é responsável por uma série de funções fisiológicas, incluindo a memória, o humor, o controle motor, o comportamento alimentar, o sono, a imunidade e a dor.
Com base em estudos variados em fase II, fase III ou observacionais, as principais indicações para o uso de produtos de cannabis são ansiedade, demência com agitação, distúrbios do sono secundários a doença neurológica, doença de Parkinson (sintomas não-motores), dor crônica, epilepsia farmacorresistente, esclerose múltipla (sintomas urinários, dores, espasticidade), esquizofrenia, síndrome de estresse pós-traumático e Síndrome de Tourette.