Indovinya, Wurth, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Tupy e Seagems criam programas específicos para atender seus colaboradores

A Indovinya, divisão da Indorama Ventures, promove ações de bem-estar e suporte emocional para colaboradores com iniciativas contínuas, promovendo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, além de incentivar um ambiente de trabalho saudável e acolhedor.

Desde 2021, a Indovinya oferece o Programa de Apoio ao Empregado (EAP), que visa proporcionar suporte especializado a colaboradores e seus familiares. O atendimento, disponível 24 horas por dia, é oferecido via telefone, WhatsApp, e-mail ou pelo site da empresa. O colaborador é direcionado a um consultor especializado no tema que deseja abordar, garantindo privacidade e sigilo.

Outra importante iniciativa é o Oriente-Me, plataforma lançada em 2022, que disponibiliza de 10 a 30 sessões de terapia on-line, conforme a necessidade identificada por meio de um questionário inicial. O serviço, que também é gratuito para funcionários e seus dependentes, oferece a flexibilidade de acompanhamento por vídeo ou chat, com psicólogos qualificados.

A Indovinya também realiza campanhas internas anuais para conscientização sobre saúde mental, com lives conduzidas por profissionais da psicologia e dinâmicas presenciais. Em 2023, um evento especial de coffee break seguido de uma dinâmica interativa foi promovido, buscando fortalecer a integração e o diálogo entre as equipes.

Assim como outras grandes corporações, a Indovinya oferece o modelo de trabalho híbrido para os empregados de escritório, permitindo maior flexibilidade entre o trabalho remoto e presencial. Para as áreas fabris, essa prática depende das atividades exercidas, como manutenção e operação, que demandam presença física constante.

Além dos programas de saúde emocional, a empresa oferece benefícios que incentivam a prática de atividades físicas, como o TotalPass, um programa de incentivo ao uso de academias, e o reembolso de inscrições para corridas. A “Short Friday” é mais uma medida que promove equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, permitindo que os colaboradores híbridos encerrem a semana de trabalho mais cedo, às sextas-feiras.

Em determinadas campanhas, momentos de descompressão e relaxamento são promovidos, com massagens e outras atividades voltadas para a saúde mental, proporcionando alívio do estresse e mais qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Tupy

Na Tupy, multinacional que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica, o Programa VIVA+ reforça o compromisso da indústria com a saúde integral dos colaboradores, abrangendo ações de bem-estar e saúde mental. Lançado em 2022, o programa oferece suporte às equipes e à gestão. Entre as iniciativas, ocorre a capacitação dos gestores para que observem o comportamento dos membros de suas equipes com o objetivo de fazer o primeiro acolhimento ou direcionar para ações preventivas propostas pelo Programa.

A equipe do VIVA+ é composta por psicólogas e assistentes sociais, além de um canal de comunicação disponível 24 horas, onde profissionais de enfermagem treinados ouvem os colaboradores e os direcionam para atendimentos internos ou externos. Em 2023, a iniciativa foi ampliada para incluir um serviço de fisioterapia, com tratamentos que, em média, resultam em recuperação em cerca de um mês. Em Joinville (SC), a clínica está localizada na Associação Atlética Tupy, em frente à sede da empresa.

Desde o início, são realizados capacitações e treinamentos para a liderança, promovendo rodas de diálogo em datas comemorativas, como Dia da Mulher, Dia das Mães e setembro Amarelo. Neste mês, estão programadas capacitações para os gerentes. Durante o ano 2024, até o momento, foram realizados em média 50 atendimentos/mês.

No ano passado, a empresa registrou um aumento médio de 33% no número de atendimentos oferecidos nos serviços social e de psicologia, devido à maior procura após a divulgação do programa.

O Viva+ foi um dos projetos inovadores reconhecidos no Prêmio Ser Humano SC 2024. No total, a Tupy foi reconhecida por três projetos inovadores entre as melhores práticas de RH das empresas de Santa Catarina. O Programa Viva+ (que promove o bem-estar e a saúde mental), o Gerar (de acolhimento e desenvolvimento das gestantes) e o aplicativo TupyOn foram certificados pela contribuição para a gestão de pessoas, além de resultados para a organização e para os colaboradores.

Wurth

A Wurth do Brasil reafirma, durante o Setembro Amarelo, o compromisso em promover um ambiente de trabalho que prioriza a saúde mental dos colaboradores. A cultura da multinacional alemã, baseada em valores como responsabilidade, confiança e respeito mútuo, reforça a importância de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, no qual os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas necessidades e buscar apoio quando necessário. A empresa acredita que o bem-estar psicológico é fundamental para o sucesso de qualquer organização e reconhece que um ambiente de trabalho positivo contribui não apenas para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo, mas também para a construção de uma atmosfera de confiança e colaboração.

Com ações que visam o bem-estar, a promoção da saúde mental na Wurth do Brasil está em constante evolução. A empresa tem se movimentado nessa direção, disponibilizando conteúdos relevantes sobre o tema e incentivando o diálogo aberto sobre o tema. “O Setembro Amarelo serve como um lembrete importante, mas o compromisso da empresa com o bem-estar dos colaboradores é contínuo, com a constante busca por aprimorar práticas e políticas que garantam que a saúde mental seja uma prioridade em todos os níveis da organização”, afirma Carina Silva, coordenadora de RH na Wurth do Brasil.

Ao investir na criação de um ambiente de trabalho acolhedor, a Wurth do Brasil fortalece a cultura corporativa e impulsiona o sucesso dos negócios. “Colaboradores saudáveis e felizes são mais produtivos, criativos e engajados, e esse investimento no bem-estar individual se traduz em um ambiente de trabalho mais positivo e na conquista dos objetivos organizacionais. O compromisso da Wurth com a saúde mental dos colaboradores é, em última análise, um compromisso com o sucesso de todos”, ressalta Carina.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz criou há cinco anos o programa Saúde Integral, que une os princípios da atenção primária com a saúde ocupacional. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do colaborador, reduzir as taxas de absenteísmo e os custos com saúde suplementar.

Voltado também para empresas e para operadoras de saúde, o programa consiste em um atendimento realizado por equipe multiprofissional, composta por médico da família, médico do trabalho, enfermeiro, além de psicólogos, ergonomista e assistente social.

O programa foca na promoção da saúde mental e ocupacional dentro das empresas, visando ambientes de trabalho mais saudáveis e sustentáveis. “Percebemos a importância da questão, então todos os médicos de nossa equipe têm treinamento de saúde mental. Eles conseguem fazer o primeiro atendimento dos quadros de saúde mental e, dependendo da gravidade, são encaminhados a um psiquiatra, que também é da equipe. O médico também consegue fazer o acompanhamento desse atendimento”, explicou o Dr. José Domingos Neto, gerente em Saúde Ocupacional.

O programa Saúde Integral que é vinculado à Diretoria de Pessoas, Sustentabilidade e Responsabilidade Social foi inspirado no modelo de gestão populacional adotado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz para os seus mais de 3.500 colaboradores. A iniciativa que foi premiada com o Global Healthy Workplace Awards, o mais importante prêmio em saúde e bem-estar populacional.

Atualmente o programa acompanha 12 mil colaboradores do Hospital e demais empresas que adquiriram o modelo de atendimento aos seus trabalhadores.

Uma pesquisa realizada dentro do programa mostrou que a participação em consultas remotas com psicólogos aumentou em 58%, de 2023 para 2024, refletindo um maior envolvimento dos colaboradores com seu bem-estar mental.

Além disso, uma análise comparativa dos custos entre atendimentos de pronto-socorro e consultas com médicos da família revela uma redução de 48% nos custos médios quando o atendimento é realizado pelo médico da família, no mesmo período.

Outro avanço é a redução de 19% no índice de atestados médicos entre colaboradores que participaram do programa, comparando o ano de 2024 com 2023, evidenciando a eficácia do cuidado contínuo na prevenção de doenças e promoção da saúde.

A integração com os médicos da família promovida pelo programa Saúde Integral, é um diferencial significativo. O especialista oferece um acompanhamento detalhado, abordando hábitos de vida e fatores de risco específicos. Essa colaboração resulta em uma abordagem mais personalizada e eficaz, especialmente em casos de doenças crônicas e saúde mental.

Seagems

Para a Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, é fundamental que o mercado offshore reforce suas ações de suporte à saúde mental, garantindo que seus profissionais recebam o apoio necessário para enfrentar os desafios específicos de sua profissão.

A companhia, contemplada com os selos Destaque em Saúde Emocional e Gestão Saudável do Great People Mental Health, além de seis premiações de Great Place to Work Brasil, conta com diversas iniciativas relacionadas a esse cuidado com os funcionários, como:

  • A disponibilização gratuita de uma plataforma de atendimento psicológico 24 horas
  • Workshops e palestras de conscientização e prevenção de transtornos mentais e emocionais
  • Estrutura completa e moderna nas plataformas para diminuir o impacto do isolamento.

Apesar dos avanços, o trabalho offshore continua exigindo sacrifícios pessoais, como a ausência em datas comemorativas e a dependência das condições climáticas para eventuais emergências. Esses fatores destacam a importância de as empresas manterem um acompanhamento próximo de seus profissionais, promovendo campanhas de conscientização sobre saúde mental de forma regular, não apenas durante o Setembro Amarelo.

Segundo Glaucia Maciel, diretora de RH da Seagems, o mercado offshore, que envolve profissionais trabalhando em plataformas e embarcações em alto mar por períodos que variam de 14 a 35 dias, em média, tem passado por uma significativa evolução, especialmente no que diz respeito à estrutura e aos benefícios oferecidos. “Essas melhorias têm impacto direto na saúde mental dos trabalhadores, que vivem em isolamento parcial durante suas atividades”, atesta.

As plataformas mais modernas, utilizadas atualmente, oferecem um ambiente confortável e bem equipado, com infraestrutura que inclui academias, salas de jogos, TV a cabo nas cabines e alimentação de alta qualidade. “Além disso, há enfermarias bem abastecidas, com profissionais capacitados para lidar com situações emergenciais, e helicópteros de prontidão para transferências médicas urgentes. Outro avanço importante é a tecnologia de comunicação, que permite aos trabalhadores manterem contato frequente com seus familiares e amigos, minimizando o impacto do isolamento”, completa Glaucia.

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