Terminal conquista 2º lugar na categoria que avalia representatividade feminina no Setor Portuário
O mais eficiente terminal privativo do Polo Industrial de Manaus e o único porto verde do Brasil, o Super Terminais, foi destaque em Brasília na cerimônia da 5ª edição do Prêmio Portos + Brasil, na última quarta-feira (7). A premiação é uma iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal e concedeu ao terminal o 2º lugar na categoria Igualdade de Gênero.
O prêmio foi criado com o objetivo de incentivar a modernização dos portos brasileiros e contribuir para a criação de um banco de dados histórico do setor portuário no País. O prêmio avalia a eficiência dos portos públicos e dos Terminais de Uso Privado (TUPs) em diversas categorias, considerando resultados financeiros, movimentação e gestão.
Essa nova categoria foi incluída no prêmio para reconhecer os portos e terminais com maior representatividade feminina em seus quadros de colaboradores e em cargos de gestão executiva. A iniciativa compõe a meta do Ministério de Portos e Aeroportos para a Agenda 2030 e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, que visa a promoção da igualdade de gênero.
Na cerimônia de premiação, o Super Terminais foi representado pelo diretor, Marcello Di Gregorio, pela coordenadora de Comunicação, Stephane Monteiro, e pela analista de Sucesso do Cliente, Vitória Magalhães. A conquista do 2º lugar na categoria Igualdade de Gênero foi recebida com entusiasmo pela equipe, que destacou o compromisso do terminal em proporcionar um ambiente de trabalho respeitoso e inclusivo, onde as oportunidades estão ao alcance de todos. “Esse prêmio é uma validação dos esforços contínuos da empresa em criar um ambiente de trabalho onde todos os colaboradores têm a oportunidade de crescer e contribuir para o sucesso da organização. É uma grande alegria ver que estamos seguindo o caminho certo”, avalia Stephane Monteiro.
O Prêmio Portos + Brasil é considerado uma das principais iniciativas de reconhecimento no setor portuário do país, avaliando portos e terminais em uma série de critérios que incluem eficiência operacional, gestão financeira e impacto social. A categoria Igualdade de Gênero, em particular, visa incentivar as organizações a promoverem a diversidade e a inclusão em suas estruturas, refletindo uma tendência global de valorização da equidade no ambiente de trabalho.
O Prêmio Portos + Brasil também desempenha um papel importante na geração de dados e informações sobre o setor portuário no Brasil. Ao avaliar e premiar os portos e terminais mais eficientes e inclusivos, o prêmio contribui para a construção de um banco de dados que pode ser utilizado para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de melhoria contínua no setor. Esses dados são essenciais para identificar as melhores práticas e promover a modernização e a competitividade dos portos brasileiros no cenário global. “A participação do Super Terminais na premiação e a conquista do 2º lugar na categoria Igualdade de Gênero são motivos de orgulho para a empresa. O reconhecimento é dedicado a todas as colaboradoras do Super Terminais, que desempenham um papel fundamental nas operações do terminal”, aponta Marcello di Gregorio.