Promoção de cultura colaborativa e oferta de recompensas são exemplos de estratégias adotadas pela DM em campanha de doação de tampinhas e lacres
O Challenge Day ou Dia do Desafio, realizado anualmente no final de maio, foi criado pela TAFISA (The Association For International Sport for All), com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis em cidades e instituições. Por meio de desafios e competições, cidadãos e trabalhadores são convidados a realizar atividades que tragam benefícios individuais e coletivos.
Em geral, tais competições estão associadas a atividades físicas e esportivas. Contudo, em 2024 a DM, grupo de serviços financeiros sediado em São José dos Campos (SP), decidiu engajar os colaboradores de outra forma: um desafio com a proposta de reunir o maior volume possível de tampinhas de garrafas e lacres de latas de alumínio, a fim de que sejam destinadas para instituições associadas à reciclagem. Para participar, os colaboradores formaram duplas, e as que entregassem a maior quantidade de materiais receberam como recompensa vouchers para jantar em um restaurante da cidade.
A campanha deu resultados positivos. Ao longo do mês de maio, a Empresa recolheu 193,3 kg em tampinhas, que serão doadas para o programa Tampinha Legal, iniciativa que revende o plástico para ser reciclado, gerando renda para entidades assistenciais. O Desafio também recebeu doação de 25,6 kg em lacres, que serão revertidos em cadeiras de rodas por meio do programa Lacre Legal quando atingirem a marca de 105 kg. As cadeiras de rodas serão doadas para pessoas com deficiência.
A ideia é que a campanha permaneça na DM ao longo do ano, para que os colaboradores sigam engajados e contribuam de forma ativa pela causa. “A oferta de recompensas, como os vouchers em restaurantes, é o ponto de partida para o bom desempenho de um desafio como esse. Contudo, o que realmente faz a diferença é a cultura colaborativa e participativa, que deve ser sempre estimulada internamente”, explica Sandra Castello, diretora de Marketing e Pessoas da DM.
Segundo a executiva, no dia a dia da empresa já há um empenho para estimular a integração entre equipes e colaboradores, desde atividades em datas comemorativas, inclusão e diversidade, e desenvolvimento de projetos entre diferentes áreas. Assim, a empresa busca promover um ambiente saudável de coletividade e pertencimento. “Quando realizamos uma campanha como o Challenge Day deste ano, os benefícios se tornam ainda maiores, porque trazem vantagens para os próprios colaboradores, para a empresa como um todo, e para a sociedade”, analisa.
Em anos anteriores, a DM realizou o Dia do Desafio de forma tradicional, com a participação de atletas patrocinados pela empresa para a realização de atividades físicas. Porém, a ação deste ano foi uma oportunidade para ressaltar outros valores tão importantes quanto a prática de esportes, como sustentabilidade e apoio às pessoas com deficiência. “Quando entregamos as tampinhas e lacres para serem reciclados, contribuímos com a economia circular e promovemos um impacto positivo na sociedade. Esse tipo de iniciativa tem potencial para ser trabalhada independentemente do Dia do Desafio, e pode ser adaptada para qualquer tipo de empresa”, finaliza Sandra.