Com o objetivo de conscientizar seus colaboradores e reforçar a importância da segurança no trânsito, há quatro anos a companhia conta com o projeto “Rota Segura”, com treinamentos para motoristas de caminhões, motoristas de carros leves e motociclistas
A fim de promover cada vez mais a capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores, o Grupo HEINEKEN conta com o projeto “Rota Segura”, iniciativa que capacita motoristas de caminhões, motociclistas e motoristas de veículos leves e reforça a importância da segurança no trânsito.
Direcionado para os colaboradores diretos da companhia, o treinamento tem como principal objetivo promover a direção defensiva, para que os motoristas aprendam como se antecipar e agir em situações adversas no trânsito e evitar acidentes. Anualmente, a trilha de aprendizado é aplicada em todas as regiões de atuação da companhia, que possuí 26 centros de distribuição e 3 operadores logísticos instalados em quatorze estados brasileiros.
A capacitação tem carga horária de 8 horas e é dividida em duas etapas — as aulas teóricas que ocorrem de forma on-line, e as aulas práticas que são aplicadas em modelo presencial, geralmente em autódromos e ou kartódromos. Durante o treinamento são abordados tópicos relevantes como comportamentos de risco, planejamento de viagem, velocidade e distâncias de segurança, carregamento do veículo, leis de trânsito, conscientização sobre álcool e drogas, descrição de cenário para prevenção de colisões, condução noturna e em condições climáticas adversas, procedimentos de emergência, entre outros.
A iniciativa se tornou um diferencial pois, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal dos motoristas, mantém presente em suas rotinas a consciência em relação as boas práticas no trânsito. Ao todo, já foram qualificadas 3.165 pessoas colaboradoras. Rosilaine Regina Prates, motorista de caminhões da companhia, participou da capacitação e percebe os resultados no dia a dia. “Vai fazer 7 anos que eu trabalho na HEINEKEN e sou habilitada há mais de 12 anos em categoria D. Ver que a empresa se preocupa com o meu bem-estar e das pessoas ao nosso redor, me deixa muito feliz. Realizar o treinamento me fez ter um olhar cada vez mais atento para a minha segurança também, além de eu sentir que me tornei uma motorista melhor” comenta.
Lucas Morales, gerente de Segurança do Grupo HEINEKEN diz que “o treinamento Rota Segura vai ao encontro do nosso valor de Respeito e Cuidado, que é o que nos conecta e permite que possamos prosperar juntos. Ao exercermos o nosso papel como companhia e promover iniciativas como essa, demonstramos a nossa preocupação em proporcionar ambientes mais seguros, além de engajarmos os nossos colaboradores para que desenvolvam novas capacidades”.