A transformação digital vem assumindo um papel importante em todas as esferas da sociedade, trazendo inovação e processos atualizados, aplicação de ferramentas que otimizam a comunicação, melhora de performance no segmento empresarial, entre tantos outros benefícios. Quando analisamos o impacto da Inteligência Artificial no ambiente de trabalho, essa tecnologia já é utilizada por 87% dos brasileiros, de acordo com estudo realizado pela consultoria americana Oliver Wyman. Para se ter uma ideia, essa porcentagem supera o restante dos países, que ficou em 79%.
No segmento de Recursos Humanos, por exemplo, a IA está transformando a forma como as organizações recrutam, gerenciam e desenvolvem talentos. Nesse sentido, a inteligência artificial pode ser uma aliada na automatização e aprimoramento do processo de recrutamento, desde a triagem inicial de currículos até a identificação de candidatos qualificados. A IA também ajuda a personalizar programas de desenvolvimento e treinamento de funcionários com base em suas necessidades individuais, habilidades e objetivos de carreira. Isso inclui recomendações de cursos de treinamento, coaching virtual e feedback personalizado, por exemplo.
Ainda, os algoritmos de IA podem analisar dados de comportamento e engajamento dos funcionários, como pesquisas de clima organizacional, feedbacks e interações em plataformas de colaboração para identificar tendências, padrões e áreas de melhoria na cultura e no ambiente de trabalho. Listamos muitos negócios que utilizam essa tecnologia para aprimorar processos de RH, tanto internos quanto externos:
Automação no recrutamento
A atividade que envolve o recrutamento e seleção é uma das mais desgastantes da área de RH. Ricardo Tannus, cofundador da Catena, startup que aplica Growth Hacking ao recrutamento e foi acelerada pelo InovAtiva Brasil, afirma que, para otimizar esse processo, a utilização da inteligência artificial tem sido uma grande aliada, fazendo com que o trabalho de recrutar e selecionar candidatos seja mais assertivo. “O benefício não é sentido somente na agilidade do processo, mas também na assertividade dos perfis selecionados”, pontua.
Alexandre D. Claro, CEO da DNA Work, tecnologia que permite acesso ao mercado de trabalho, também reforça a importância da tecnologia no recrutamento, sendo uma grande aliada para que os profissionais tenham acesso a vagas que tenham mais sinergia com seu perfil. “Ao realizar o cadastro na plataforma, uma análise é feita por meio de IA para aproximar as melhores vagas de acordo com as competências comportamentais e localização do profissional. Após a contratação, a plataforma acompanha e ajuda o profissional a se desenvolver dentro da empresa parceira. Para otimizar ainda mais esse processo, estamos desenvolvendo uma plataforma de análise de comportamento DISC”, explica. Acelerada pelo InovAtiva, a DNA Work conta com mais de três mil vagas preenchidas e conta com mais de 400 empresas parceiras.
Gestão de pessoas
A gestão de pessoas é um dos principais aspectos dentro do RH. Para Leonardo Bres, cofundador na Upar, solução de gestão de pessoas e resultados construída para líderes que foi acelerada pelo InovAtiva Brasil em 2023, dentro das organizações existem muitos processos complexos, com pouca eficiência, e pouco foco nas pessoas. “Antes de tudo, é necessário mudar a forma como líderes conduzem empresas, focando em comunicar e acompanhar a estratégia, e desenvolver pessoas. Buscamos o que há de mais recente e aplicado no mercado, e adotamos as práticas das empresas que conseguiram prosperar nesse ambiente de mudança intensa, obtendo o melhor de cada geração”, declara.
Desenvolvimento de lideranças
Em um mercado cada vez mais complexo e diversificado, a liderança enfrenta desafios sem precedentes. Milena Nascimento, co-CEO da Persora, destaca as transformações no papel do líder moderno. “Antigamente, o foco do líder estava em monitorar a entrega de seu time. Hoje, ele deve gerenciar não só a equipe, mas também o negócio, stakeholders, tecnologia e clientes. Além disso, enfrentamos o desafio adicional de integrar quatro gerações simultaneamente no ambiente de trabalho, cada uma com suas próprias expectativas e estilos de trabalho”. Acelerada pelo InovAtiva, a startup tem se destacado por simplificar a complexa dinâmica de liderança contemporânea.
A Persora não apenas facilita a liderança eficaz, mas também valoriza todos os membros da equipe, tornando-se uma ferramenta indispensável para empresas que buscam resultados consistentes em seus times. Com uma interface intuitiva e resultados comprovados, a startup está redefinindo o conceito de liderança, tornando-o mais adaptável, estratégico e inclusivo.
Benefícios na palma da mão
Oferecer um pacote de benefícios aos colaboradores e ter um controle de tudo o que é utilizado tem sido um dos desafios dos RHs das empresas. Porém, com o avanço da tecnologia e o advento da Inteligência Artificial nos últimos anos, as companhias têm apostado em soluções que unem benefícios a dados de maneira simplificada e ágil. Charles Schweitzer, CEO da I-Scaneo, uma HR tech focada em benefícios sob medida para o bem-estar dos colaboradores, afirma que os RHs estão atentos tanto às inovações quanto aos benefícios que atendem às necessidades e bem-estar dos colaboradores. “As empresas, principalmente as MPMEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas) e PMEs (Pequenas e Médias Empresas) que querem crescer estão olhando para os seus colaboradores e as demandas sociais, promovendo ambientes mais inclusivos e reduzindo índices de turnover, retendo os talentos por mais tempo. A I-Scaneo une a inteligência de dados ao que os RHs precisam: agilidade na informação, redução de custos e plataforma intuitiva a todos os usuários”, destaca.
Educação corporativa e formação continuada
Em meio a um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, as empresas têm investido fortemente na educação corporativa, em plataformas que por meio de gamificação oferecem cursos de formação continuada e desenvolvimento de líderes e equipes. Para Samir Iásbeck, CEO e fundador do Qranio, plataforma de aprendizagem que utiliza ludificação, também é sócio-fundador da eMiolo.com, software house inovadora com vasta experiência em soluções personalizadas para médias e grandes empresas, a inteligência aliada à educação corporativa tende a crescer nos próximos anos. “A inteligência artificial representa uma evolução monumental no acesso à educação e informação, similar à transição histórica de buscar conhecimento em bibliotecas físicas para explorar vastos recursos online. Hoje, com a IA no mundo corporativo isso se traduz em ganhos significativos de tempo e eficácia educacional. As plataformas de aprendizado baseadas em IA, como a Qranio, são mais do que ferramentas; elas são catalisadoras de desenvolvimento pessoal e aprimoramento de performance. Ao personalizar e agilizar o processo de aprendizagem, essas soluções não apenas engajam os colaboradores, mas também impulsionam resultados tangíveis para as empresas”, ressalta.
Eficiência dos colaboradores
Melhorar a produtividade e eficiência das equipes é um dos principais objetivos das companhias atualmente, e a inteligência artificial tem contribuído positivamente nesse sentido. “Quando analisamos o trabalho desenvolvido pela Samba, observamos o impacto positivo da IA em diversos aspectos, como aumento da retenção de talentos por meio de análises preditivas e melhoria dos indicadores de eficiência dos colaboradores em até 40%. A colaboração com a IA no dia a dia permite que os profissionais foquem seus esforços em trabalhos mais estratégicos e explorem seu potencial criativo e inovador de formas diferentes, o que ajuda a aumentar os níveis de engajamento e motivação, e, consequentemente, torna os times mais eficientes”, analisa Lilio Rocha, líder de Inovação e Novos Negócios da Samba, especialista em soluções digitais simples, inteligentes e eficazes que impactam significativamente os resultados, proporcionam vantagens competitivas e perpetuam com maturidade os clientes no mercado.
Inovação no controle de ponto
Diante de grandes desafios voltados ao mercado de ponto eletrônico, alto custo das manutenções, peças escassas, além dos altos custos e softwares ultrapassados, surgem opções para marcação e controle de ponto por smartphone como uma solução inovadora. Ideal para colaboradores externos como vendedores, técnicos de campo, motoristas, entre outros, essa tecnologia permite uma marcação de ponto simplificada, inclusive com a coleta de geolocalização. “Não é novidade que a IA chegou para revolucionar diversos setores e no RH não foi diferente. Quando aplicada no sistema de ponto, por exemplo, proporciona inúmeros benefícios como reconhecimento facial e identificação de possíveis fraudes, insights gerenciais, prevê aumento de horas extras em determinado setor, entre outros pontos. Ou seja, o uso de IA é um salto à frente em relação aos sistemas tradicionais”, afirma Daniel Godoy, CEO do Apponte.me, startup que está na vanguarda dos novos modelos de controle de ponto ao substituir relógios
Para Lucas Souza, CEO da Dot8, empresa que faz parte da holding IN8, fundada por André Rubens, a IA chega para automatizar ainda mais o controle de ponto, além de torná-lo mais seguro para as empresas.
“O controle de ponto aliado à inteligência artificial é uma solução completa que previne efetivamente os riscos trabalhistas. Ao combinar um sistema de prevenção com um registro de ponto descomplicado, é possível oferecer monitoramento em tempo real, alertas automáticos para horas extras, intrajornadas, entre outros”, finaliza.