Volume de usuários cresceu 92% de 2023 até maio de 2024

O Zenklub, uma empresa Conexa, especialista em saúde emocional, avaliou a saúde mental das pessoas desta comunidade que fazem terapia on-line com psicólogos da plataforma. Foram coletados dados anônimos em 12.697 sessões de janeiro de 2023 a maio de 2024 que incluem somente este público. Os principais motivos das sessões foram: ansiedade (16%), autoconhecimento (15%), relacionamento ou conflitos amorosos (8%), relacionamento ou conflitos familiares (7%) e sobre identidade de gênero (4%).

De acordo com Karen Silva, psicóloga coordenadora da Conexa, pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIAP+ podem vir a sofrer preconceito pela não-aceitação da sociedade, fator que costuma contribuir para o desenvolvimento de uma ansiedade disfuncional, além de outros sintomas. “Falta, em muitas situações, o apoio social ou familiar para dar o suporte necessário, o que pode contribuir negativamente para a saúde emocional, deixando as pessoas mais ansiosas no dia a dia”, diz.

A pouca empatia e ausência da família e de gente que poderia estar mais próxima a pertencentes da comunidade gera também uma expectativa sobre quando será o momento em que esse grupo será aceito e, desta forma, poderá desfrutar de um bom convívio social e ter as mesmas oportunidades que todos. “Há ainda cenários em que os pacientes podem se ver frente a conflitos e dúvidas sobre si mesmos e se sentem inibidos em dizer quem são por receio de como isso será visto pela sociedade; por isso, buscam o autoconhecimento”, complementa.

Do início de 2023 para maio de 2024, o Zenklub constatou que houve crescimento de usuários de toda a base da plataforma em 44%, com a inclusão de dados de pessoas cisgêneras e heterossexuais. No entanto, se levarmos em consideração somente a comunidade, o aumento foi de 92% no mesmo período.

O volume de sessões realizadas por usuários identificados como da comunidade também registrou avanço. Houve crescimento de 118% no período, enquanto que a quantidade de terapia da base completa de Zenklub avançou 50%. “O aumento proporcionalmente maior das consultas para os LGBTQIAP+ pode ser um indicativo de que estas pessoas estejam em sofrimento psicológico mais acentuado e precisam de ajuda profissional para desenvolver ferramentas para o enfrentamento das dificuldades”, explica Karen.

Terapias inclusivas

Também no mês do orgulho LGBTQIAP+, o Zenklub inovou em sua plataforma digital para atender essa base de pacientes assertivamente e deixá-la mais confortável ao escolher o profissional de sua preferência. É que, a partir de agora, psicólogos, psicanalistas, coaches, terapeutas integrativos e nutricionistas da startup também tem a opção de se autodeclararem como sendo um integrante da comunidade, o que já abre um canal de comunicação importante com esse grupo.

Para o paciente que for marcar uma consulta, há um filtro na plataforma para encontrar o profissional dentro da comunidade. Esta é uma forma de as pessoas que procuram pelos serviços de Zenklub se sentirem acolhidas por quem compartilha vivências similares aos pacientes.

Se eles preferirem, podem ainda utilizar a Clari, a inteligência artificial da startup que conversa com o usuário da plataforma por chat, ajuda a tirar algumas dúvidas sobre saúde mental e ainda indica profissionais que atendem o perfil desejado. “Essa empatia que demonstramos logo no início da jornada do paciente traz uma melhor experiência para os LGBTQIAP+, algo importantíssimo para o bem-estar de todos eles”, afirma Maria Barreto, vice-presidente Comercial da Conexa. “Profissionais e pacientes que sentem a mesma dor se conectam e, com isso, o tratamento tem tudo para se tornar mais eficaz”, ressalta.

Pelo filtro do Zenklub, o paciente pode escolher também o profissional por etnia, idioma (incluindo libras), especialidade, formação acadêmica, motivos da consulta, atendimento imediato, entre outros. “Nossa intenção é proporcionar a melhor jornada possível para o paciente que precisa passar por consulta”, diz Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.