Empresa fomenta diferentes movimentos de troca e colaboração para novos conhecimentos, cria estratégias de engajamento e amplia ferramentas para intensificar cultura de autoaprendizado na organização, como é o caso da plataforma Alura, agora com acesso ilimitado aos conteúdos a todos os cerca de mil colaboradores da empresa

A Solutis, parceira tecnológica que sustenta a jornada digital de seus clientes, está ampliando o modelo de utilização da Alura, plataforma de autoaprendizado de tecnologia. Com o novo modelo, a Solutis garante a cada um de seus cerca de mil colaboradores acesso individual e irrestrito a todo o conteúdo de treinamentos da plataforma.

Há mais de 3 anos, a Solutis já vinha utilizando a Alura para fins de treinamento e estímulo ao autoaprendizado, num modelo rotativo de uso da plataforma, de acordo com demandas pessoais dos colaboradores, bem como, corporativos, das unidades de negócios. Dessa forma, o colaborador que quisesse fazer um treinamento em alguma tecnologia específica, em Spring Boot, por exemplo, entrava em uma fila de priorização.

Com o novo modelo de contratação da plataforma, todos os “soluters”, como são chamados os colaboradores da organização, passam a contar com uma licença individual, o que lhes garante acesso a todo o conteúdo da plataforma Alura. Hoje são mais de 1,4 mil cursos nas áreas de programação, front-end, data science, inteligência artificial (IA), DevOps, UX&Design, mobile, inovação e gestão. “Uma empresa Tech depende do conhecimento de seus colaboradores. O conhecimento é um valor e, para que se torne de fato um ativo, é preciso ferramentas que motivem os profissionais a serem protagonistas de suas carreiras e busquem suas capacitações. Plataformas como a Alura são fundamentais nesse desafio de mão dupla”, define o CEO da Solutis, Paulo Marcelo.

Com a ampliação, a Alura torna-se parte crítica da estratégia de capacitação da companhia, que é orquestrada pela Solutis Academy, iniciativa por meio da qual a empresa ministra cursos de aprimoramento e, agora, consolida sua estratégia de lifelong learning, dando aos seus colaboradores os recursos necessários para que se atualizem, avancem em conhecimento e absorvam a cultura do autoaprendizado.

De acordo com Paulo Marcelo, é mais uma ferramenta para compartilhar conhecimentos e capacitar os profissionais da empresa integrando-se a outras iniciativas como diferentes encontros semanais, quinzenais e mensais de compartilhamento de conteúdo, programas como all-hands, inside out, Distritos — como são chamadas as comunidades de conhecimentos específicos, e mais recentemente o Solutis Labs — um espaço para desbravar tecnologias emergentes, dominar tecnologias consolidadas e democratizar conhecimentos. Além de cursos promovidos em conjunto com parceiros como AWS, Microsoft, FICO e Salesforce. “A parceria com a Alura foi ampliada para acelerar e aprofundar conhecimento. Acelerar para que todos tenham acesso e ampliar para que todos aprendam além daquilo que veem no dia a dia dos projetos. Estamos gerando domínio naquilo que fazemos, o que também é uma forma de levar valor para nossos clientes”, afirma.

Resultados acelerados
Os resultados que a Solutis já registra em pouco mais de um mês rodando Alura para todos os soluters mostra como a cultura de lifelong learning tem muito valor na companhia. Desde que começaram a ter acesso aos conteúdos da plataforma, 179 colaboradores concluíram 483 cursos, totalizando 3.980 horas de capacitação e 31.578 atividades realizadas, que são os vídeos assistidos e exercícios realizados. “O mais interessante é que vemos nossos profissionais buscando conhecimento nas mais distintas áreas, mostrando a versatilidade da plataforma da Alura e como ela pode funcionar como mais um mecanismo para nos ajudar a garantir a satisfação dos nossos soluters com a empresa”, observa Paulo Marcelo.

O cofundador e COO da Alura, Adriano Almeida, afirma que a ampliação da parceria com a Solutis significou começar o ano com o pé direito. “Foi isso que Solutis e Alura fizeram e eu tive a felicidade de facilitar: o começo de uma jornada de muito aprendizado em tecnologia e desenvolvimento pessoal e profissional”, diz, lembrando que ele teve a oportunidade de falar com todos “soluters”, que a partir de agora passam a ter acesso à Alura e explicar a eles os principais caminhos para que essa jornada de aprendizado seja muito bem aproveitada. “Fico muito feliz de ver uma empresa tão dedicada e engajada em desenvolver seu time e se preparar para continuar indo ao infinito e além”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.