Certificação é realizada há três anos e contempla as práticas mais avançadas de diversidade voltadas para profissionais LGBTQIA+

A Human Rights Campaign Foundation, organização que luta para tornar a igualdade, equidade e libertação uma realidade para todas as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e queer (LGBT+), realizou no dia 19 de junho a cerimônia de entrega do prêmio Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem. A premiação é feita de acordo com cinco pilares: políticas e documentos institucionais de não discriminação, governança em diversidade e inclusão, educação para a diversidade, compromissos públicos e monitoramento da inclusão.

Conheça algumas das organizações que receberam a certificação.

Reckitt

O Grupo Reckitt — multinacional de bens de consumo de higiene, saúde e nutrição, que possui grandes marcas em seu portfólio, como Veja, Vanish, SBP, Sustagen, Jontex e Luftal — recebeu a nota máxima no levantamento da 3ª edição da pesquisa HRC Equidade BR. “Acreditamos firmemente que um ambiente de trabalho diverso não é apenas melhor para pessoas LGBTQIA+, mas também impulsiona a inovação e o crescimento”, afirma Nayran Cabral, gerente de Comunicação Interna da Reckitt Comercial e líder do tema de D&I. “Estamos comprometidos em continuar avançando na promoção da diversidade e inclusão, criando uma empresa melhor para todos os nossos colaboradores”, observa.

Veja abaixo outras iniciativas do Grupo Reckitt destinadas à comunidade LGBTQIA+.

Políticas internas

  1. Comitê Interno de Diversidade & Inclusão: Desde 2021, o Grupo Reckitt possui um Comitê Interno de Diversidade & Inclusão dedicado ao desenvolvimento e implementação de políticas inclusivas. Dentro do comitê, possuímos os Grupos de Afinidade (Employees Resource Groups – ERGs – em inglês) focados em quatro pilares: Mulheres (Women@Reckitt), LGBTQIA+, Raça e Etnia e pessoas com deficiência. Os grupos de afinidade, por sua vez, são formados por colaboradores voluntários que realizam as iniciativas para a construção de uma cultura de diversidade e inclusão.

Uma iniciativa realizada em 2023 pelo Comitê de Diversidade & Inclusão do Grupo Reckitt foi o ‘ProudCast – Orgulho de ser quem é’, uma série informativa de quatro episódios com participação de Gabriela Augusto, fundadora e diretora da consultoria Transcendemos. Assista aos episódios aqui.

  1. Cartilha de Diversidade & Inclusão: Lançada em 2023, a Cartilha de Diversidade & Inclusão é distribuída entre colaboradores e parceiros do Grupo Reckitt. Este guia de letramento aborda conceitos importantes sobre a dimensão LGBTQIA+ e compromissos assumidos pelo Grupo, incluindo a realização de workshops, palestras sobre saúde mental e formação de aliados.3. Programa da Família: Com o Programa Empresa Cidadã, o Grupo Reckitt apoia a diversidade familiar, incluindo famílias LGBTQIA+ em benefícios como licença-maternidade de seis meses (180 dias) e licença-paternidade de até 28 dias. Outras políticas como o Programa de Acompanhamento da Gestação, Licença Adoção, Auxílio Creche e folga no aniversário dos filhos também são oferecidos para colaboradores LGBTQIA+.

Como as marcas do Grupo Reckitt apoiam a causa

  1. Linguagem inclusiva nas embalagens de produtos: Proprietário das marcas Olla e Jontex, o Grupo Reckitt adotou a linguagem inclusiva nas embalagens de seus produtos de bem-estar íntimo no Brasil. Essa iniciativa impacta positivamente o público e a sociedade ao promover a representatividade e o respeito à diversidade. Ao garantir que todos os consumidores se sintam reconhecidos e respeitados,
    contribuímos para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
  2. Representatividade em campanhas de marketing: Todas as marcas do Grupo Reckitt tem a diversidade como premissa básica para parcerias, propagandas e demais materiais de divulgação. Como exemplos recentes, a empresa desenvolveu ações com dois influenciadores LGBTQIA+, o @alvxaro e a Blogueirinha.

Outros prêmios e Parcerias

  1. Participação no Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+: Entidade que promove políticas e práticas inclusivas no ambiente corporativo, a qual o Grupo Reckitt faz parte e assinou carta aderindo aos compromissos que mobilizam empresas comprometidas em reconhecer os direitos da comunidade LGBTQIA+ e promovem os direitos humanos.
  2. Certificação GES (Global Equality Standard): O Grupo Reckitt foi avaliado e recebeu o selo internacional GES (Global Equaliy Standard) da EY (Ernst & Young) no Brasil uma das primeiras certificações mundiais de diversidade, equidade e inclusão. Essa certificação é utilizada por mais de 400 organizações pelo mundo e oferece um diagnóstico profundo de todos os aspectos de igualdade e oportunidade, além disso estabelece um plano de ação com recomendações estratégicas e detalhes para melhorias.

McDonald’s

Safyra Lunna encontrou em uma das unidades do McDonald’s no Rio de Janeiro mais que um emprego, uma oportunidade de crescimento e de acolhimento. Mulher trans, relata sofrer preconceito desde criança e chegou a ir à entrevista sem maquiagem, com receio de não ser contratada, mas que se surpreendeu logo nos primeiros dias de trabalho, sentindo-se respeitada e valorizada. “De início, confesso que eu tinha até medo de usar o banheiro feminino, mas as meninas sempre me faziam sentir que eu era mulher como elas. Conseguiram transformar uma insegurança minha em amor-próprio. Graças ao Méqui, hoje eu faço minha terapia hormonal e finalmente consegui realizar o sonho da minha mãe de termos nossa casa própria”, diz.

Ela é uma das mais de 850 pessoas trans da companhia (2,4% do total), integrando os cerca de 8.700 funcionários e funcionárias que se declaram LGBTQIA+, o que representa 23% do total de colaboradores(as) da Arcos Dorados no País. O número ultrapassa a média nacional, de 15%, sendo o Brasil a nação com a maior população autodeclarada LGBT+, de acordo com a pesquisa “Global Advisor – LGBT+ Pride 2023”, realizada pela Ipsos em 23 países.

Segundo Fábio Sant’Anna, diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Divisão Brasil da Arcos Dorados, o motivo tem relação com as fortes políticas de diversidade, equidade e inclusão da companhia, que faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis em se autodeclarar, refletindo nos índices das pesquisas internas. “O Brasil tem uma grande diversidade étnico-racial, geracional, cultural, de gênero e sexual, o que ao mesmo tempo em que pode ser um desafio, é uma oportunidade para as organizações e a sociedade como um todo. Somos uma empresa feita de pessoas para pessoas e vemos que um ambiente de trabalho seguro, diverso e respeitoso, claramente faz com que as pessoas se sintam felizes em ser quem elas são, tendo espaço para crescer, se desenvolver e fazer a diferença, vivendo sua autenticidade”.

É o caso de Magno dos Santos, 19 anos, embaixador do McDonald’s em Lauro de Freitas (BA). Ele se identifica como um homem gay e relata não ter apoio na família, mas que não encontrou preconceitos ou obstáculos no McDonald’s, seu primeiro emprego. Ele, que começou como atendente de restaurante em 2023, foi promovido esse ano e sente que pode expressar seu talento e reflete em seu trabalho o cuidado com as pessoas. “As minhas questões poderiam ser barreiras para eu não conseguir, mas não foram. Isso mostra minha dedicação e como a empresa foi parceira comigo. Como embaixador, eu cuido da experiência do cliente e faço de tudo para que ele se sinta confortável. Eu amo trabalhar com pessoas”, diz.

Iniciativas de DE&I
Nos últimos anos, a Arcos Dorados avançou significativamente ao transformar a área de Recursos Humanos em Diretoria de Gente, Diversidade e Inclusão. A iniciativa firmou a atuação da companhia já consolidada em DE&I um novo patamar, colocando o tema como fio condutor dos processos da área. A companhia conta, ainda, com o Comitê de Diversidade & Inclusão, que tem o propósito de criar iniciativas para conscientizar os funcionários sobre o respeito às individualidades e impactar na jornada de todas as pessoas; possui um Guia de Diversidade Sexual, que traz diretrizes para a promoção de um ambiente de trabalho respeitoso e de combate à discriminação; e se tornou signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

A Arcos Dorados conta, ainda, com uma série de inclusão, tais como: política de participação de resultados que considera o período trabalhado e os afastamentos de pessoas trans para tratamento de hormonização ou cirurgia de adequação de gênero; terapias psicológicas gratuitas; além de orientação de profissionais do Direito, Assistência Social e Psicologia para apoiar todas as pessoas colaboradoras em suas necessidades, que inclui a transição de gênero. A empresa também adotou a criação de uniformes não binários (sem distinção de gênero), nome social para colaboradores(as), uso do banheiro de acordo com a identidade de gênero, igualdade nos processos seletivos e promoções, treinamentos, letramento e conscientização, além da “Política de Lugar Seguro e Respeitoso” e da Linha Ética, canal de denúncias que atua também em casos de discriminação sexual.

Essas e outras iniciativas ocorrem alinhadas à política de tolerância zero, adotada pela companhia com relação a condutas discriminatórias e fazem parte de sua consistente estratégia ESG, chamada Receita do Futuro. Os propósitos se traduzem também na Cooltura de Serviço, uma filosofia que guia o dia a dia da companhia e que tem o objetivo de promover um ambiente em que as pessoas possam alcançar seu máximo potencial, sendo quem realmente são. Como reflexo de sua atuação, a Arcos Dorados é reconhecida todos os anos pelo Great Place to Work (GPTW) como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e, em 2024, esteve também listada entre as 10 Grandes Empresas Premiadas no Ranking LGBTI+ do GPTW, além de ter sido contemplada, ainda, com o selo HRC Equidade BR, do Human Rights Campaign Foundation, como uma das Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem.

Ford

A Ford também foi classificada como uma das melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem no Brasil. A montadora obteve pontuação máxima nos seguintes pilares: políticas e benefícios inclusivos; proteções da força de trabalho; apoio a uma cultura inclusiva e melhores práticas baseadas em dados; esforços de treinamento interno e prestação de contas; e compromisso público. “A Diversidade, Equidade e Inclusão são pilares da cultura corporativa da Ford. Entendemos que somente por meio de uma equipe composta por talentos diversos será possível sobreviver em um mundo cada vez mais competitivo e em constante mudança”, diz Fernanda Ramos, diretora de RH da Ford América do Sul. “Nosso objetivo é criar um ambiente onde as diferenças sejam efetivamente apreciadas e que cada um sinta-se à vontade para ser quem verdadeiramente é.”

Desde 2022, a Ford faz parte do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, organização que tem como objetivo o engajamento no respeito aos direitos humanos de lésbicas, bissexuais, gays, travestis, transexuais e pessoas intersexo, por meio da promoção de igualdade de oportunidades e tratamento justo, considerando sua orientação sexual e identidade de gênero.

Outra iniciativa voltada à Diversidade, Equidade e Inclusão é a manutenção de grupos de afinidade, que promovem eventos mensais com palestras e workshops para divulgar e incentivar a reflexão sobre cada tema. Também foi criado um comitê de diversidade, formado pelos líderes dos grupos de afinidade, que tem como patrocinadores membros da alta liderança da Ford América do Sul. Desde 2019, no mês de junho, a empresa promove ainda o “Pride Month” com uma programação de palestras, entrevistas e outras atividades voltadas a temas LGBTQIA+.

BAT Brasil

Outra multinacional que recebeu a certificação LGBTQIA+ foi a BAT Brasil, que atingiu a nota máxima do ranking (100), por abraçar a diversidade e celebrar as diferenças com a implementação de políticas e práticas consistentes.

Dentre as ações, se destacam a cobertura médica para terapia hormonal para os colaboradores que realizam tratamentos relacionados a questões de identidade de gênero e o apoio para regularização de nome social. Outras iniciativas são a Mentoria para LGBTQIA+ com foco no desenvolvimento e aceleração de carreira; o Censo de Diversidade, pesquisa com as percepções dos colaboradores do Brasil sobre o tema e a Cartilha de Diversidade & Inclusão, que aborda conceitos que contribuem para ampliar o conhecimento das pessoas sobre o tema e para a construção de uma cultura mais inclusiva na companhia. Além disso, a BAT promove o Speak UP, política e canal de denúncia que engloba os tópicos de não discriminação ou a igualdade de oportunidades de emprego.

Para Júlia Vannucci, gerente de Talento e Cultura na BAT Brasil, o entendimento dos pontos de vista de cada funcionário orienta a melhoria das ações criadas e a forma com que são aplicadas. “É uma honra sermos reconhecidos como uma empresa que respeita as diferenças e pratica a diversidade e a inclusão LGBTQIA+. O selo chancela que estamos no caminho certo, contribuindo para que a comunidade (não somente) seja bem recebida e respeitada, mas também que cada um dos nossos colaboradores LGBTQIA+ consiga alcançar suas ambições de carreira”.

Thomson Reuters

Na área de Comunicação/Mídia, a ganhadora foi a Thomson Reuters. Para Andréa Ziravello Elias, diretora de Recursos Humanos para América Latina e Country Leader Brasil, “essa terceira certificação nos enche de orgulho, não apenas pela consistência do trabalho que temos construído com nossas equipes, mas também por ver essas práticas sendo refletidas na evolução do cenário das empresas participantes, das políticas e programas adotados. Essa edição marca não apenas um reconhecimento, mas um avanço contínuo dos ambientes de trabalho”.

Além do reconhecimento nas duas edições anteriores, a Thomson Reuters conta com a certificação também na Argentina e México. No Brasil, recentemente celebrou sua segunda certificação Great Place to Work (GPTW), onde também figura no ranking das melhores para se trabalhar em tecnologia.

Para promover a equidade no ambiente de trabalho, a empresa possui uma estratégia global e transversal de Diversidade & Inclusão (D&I) que conta com grupos de recursos liderados por colaboradores, os Business Resources Groups, que lideram campanhas, discussões, eventos e materiais para transformação dos ambientes de trabalho. Além disso, realiza pesquisas contínuas de clima organizacional, oferece guias de comunicação inclusiva, treinamentos contínuos sobre políticas de diversidade e recursos de bem-estar e apoio aos colaboradores.

No Brasil, a empresa faz parte do OUTstand, grupo de profissionais e empresas do mercado financeiro com o objetivo de implantar a inclusão LGBTQIA+ nas organizações.

Dow Brasil

No mês que celebra o orgulho LGBTQIAPN+, a Dow no Brasil recebeu mais um reconhecimento por sua trajetória em promover um ambiente de trabalho mais justo, inovador, diverso e inclusivo. A empresa foi certificada como uma das “Melhores Empresas para as pessoas LGBTQIAPN+ trabalharem”.

Além de integrar o ranking, a Dow obteve pontuação máxima nos requisitos da pesquisa, que auxilia empresas e organizações a analisarem suas iniciativas e planejarem melhorias em prol da comunidade queer no ambiente de trabalho. “Há 20 anos a Dow foi pioneira ao criar o GLAD, primeiro grupo de afinidade do setor químico dedicado à comunidade LGBTQIAPN+. Receber esse reconhecimento celebra a atuação incansável dessa rede para a criação de uma empresa em que todos se sintam à vontade para ser quem são”, diz Jéssica Fernandes, co-líder do GLAD.

Para Claudia Ramos, líder de ID&E e Experiência do Funcionário na Dow América Latina, o compromisso com a inclusão, a diversidade e a equidade é um pilar fundamental da estratégia de negócios da Dow. “O engajamento de todos, inclusive da alta liderança, é o que torna a empresa um espaço seguro para os funcionários, com igualdade e respeito à diversidade. Temos uma sólida atuação em inclusão e, por isso, somo referência global no tema”, afirma a executiva.

Jornada pioneira
Há duas décadas, a Dow deu um passo importante na promoção da diversidade dentro da empresa. Com a criação do GLAD, grupo de afinidade dedicado à inclusão e desenvolvimento de funcionários LGBTQIAPN+, a multinacional norte-americana tornou-se a primeira indústria do setor químico a criar uma rede de afinidade para essa comunidade, demonstrando o compromisso em fortalecer uma cultura baseada nos valores fundamentais de ID&E.

Do início dessa trajetória para cá, a inclusão LGBTQIAPN+ foi se fortalecendo como parte da estratégia de negócios da Dow e, com a instituição do GLAD no Brasil, em 2012, a Dow implementou iniciativas que passaram a ser referência para outras companhias. Entre as ações mais recentes está o relançamento do Programa Jovem Aprendiz voltado à capacitação de jovens trans em habilidades importantes para o trabalho corporativo, ampliando suas chances de ingresso no mercado de trabalho formal. Realizado em parceria com a Rede Cidadã o programa contratou, no ano passado, 9 aprendizes trans em diversas localidades da Dow no Brasil.

Conheça abaixo outras iniciativas da Dow para a comunidade:

Mudança cultural e letramento
Uma das frentes de trabalho do GLAD tem como objetivo promover campanhas educacionais, eventos e treinamentos em todas as fábricas da Dow no Brasil para esclarecer os principais conceitos e temas do universo LGBTQIAPN+. Um dos treinamentos fundamentais é o Diversity & Inclusion Training, que proporciona um espaço aberto para perguntas e discussões sobre o tema, trazendo reflexões sobre como apoiar esses funcionários dentro do seu grupo de trabalho. Mais de 60% dos funcionários do Brasil já participaram deste treinamento. Em junho, a Dow também preparou uma agenda completa com eventos voltados para o Mês do Orgulho. Neste ano, a empresa pretende fortalecer o poder do Aliado, para mostrar como o engajamento de toda a comunidade é importante para o avanço das conquistas LGBTQIAPN+.

Atração de talentos
Com o objetivo de refletir a pluralidade da sociedade onde está inserida, a Dow também dedica esforços para ampliar a contratação de talentos mais diversos. Porta de entrada na companhia, os programas de estágio tiveram mudanças no processo seletivo para serem mais inclusivos. Como resultado, em 2023, mais de 40% dos estagiários contratados pelo Programa de Estágio de Ensino Superior pertencem à comunidade LGBTQIAPN+.

Benefícios para todos
Mesmo antes de se tornar lei, a Dow já estendia aos casais LGBTQIAPN+ os mesmos benefícios de plano de saúde, plano de pensão e expatriação. Desde 2018 a companhia também cobre o tratamento hormonal para os funcionários transgêneros e seus dependentes. Em 2021 também foi implementada licença parental de 112 dias para todos os novos pais, parturientes ou não, independente do gênero.

Diversidade para Fornecedores
Outro pilar da estratégia corporativa de ID&E da Dow é a diversidade de fornecedores, que tem como objetivo a identificação e construção de relacionamentos com empresas pertencentes a mulheres, LGBTQIAPN+, negros e pessoas com deficiência, além de atuar como um catalisador para acelerar os negócios com uma base de fornecedores mais diversificada.

TIM

A operadora TIM foi reconhecida como uma das melhores empresas de telecomunicações para pessoas LGBTI+ trabalharem no Brasil com a nota máxima. A avaliação é feita com base na análise de respostas para, aproximadamente, 50 perguntas com evidências comprobatórias. A TIM gabaritou os critérios de avaliação, com 100% dos requisitos propostos pelo programa, destacando-se por desenvolver uma série de iniciativas focadas na inclusão do público LGBTI+.

Em 2024, a operadora também conquistou a certificação da GPTW LGBTI+, entrando no ranking das empresas brasileiras que desenvolvem práticas inovadoras para o acolhimento de profissionais da comunidade, construindo um ambiente mais diverso e inclusivo. “Estamos orgulhosos por mais esta conquista que reafirma o nosso compromisso e mostra a consistência da nossa atuação em prol da inclusão à toda a comunidade LGBTI+. A agenda de Diversidade e Inclusão é uma das prioridades dentro da agenda estratégica da TIM e o pilar LGBTI+ é parte fundamental da nossa jornada. Trabalhamos continuamente para criar um ambiente interno onde as pessoas possam ser autênticas, se desenvolver e evoluir na carreira, além de contribuirmos para a construção de uma sociedade mais justa, consciente e livre de preconceitos”, explica Alan Kido, gerente executivo de Diversidade e Inclusão da TIM.

Com foco em promover o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas LGBTI+, a TIM anuncia o lançamento do Programa Carreiras de Orgulho, que contempla uma trilha de ações educativas e de desenvolvimento para empoderar e potencializar o percurso de evolução de carreira de pessoas LGBTI+ na companhia. A iniciativa vem somar a outras ações da companhia voltadas para o incentivo à empregabilidade, como o app Somos+, que divulga vagas e um banco de talentos afirmativos, ações educacionais e acolhimento da população LGBTI+; além da parceria com o app Mulheres Positivas onde a operadora disponibiliza cursos e divulga vagas para mulheres da comunidade LGBTI+.

O pioneirismo da TIM na agenda de Diversidade e Inclusão também se estende ao calendário de eventos. Este ano, a operadora foi a primeira empresa de telecomunicações a apoiar a 7ª Marcha do Orgulho Trans, em São Paulo, a maior manifestação do tipo na América Latina, que reúne diversas vozes em prol do respeito, visibilidade e igualdade de direitos, e seguiu com o patrocínio da Feira Diversa, maior feira da América Latina de empregabilidade LGBTI+. Também nos grandes festivais da plataforma de música, como o TIM Music Rio, a operadora investe em uma programação composta por artistas e pessoas influenciadores pertencentes à comunidade LGBTI+. Para o público interno, durante todo o ano são realizadas ações de conscientização e combate à LGBTI+fobia, além de encontros mensais do grupo de afinidade Orgulho+ dedicado a pensar em iniciativas e projetos sobre a pauta. Todas as ações do pilar LGBTI+ estão disponibilizadas em Link

Jornada D&I
Desde 2019, a TIM tem um Programa de Diversidade e Inclusão com estratégia, governança e ações práticas em prol da ampliação da diversidade e promoção da cultura inclusiva na empresa. Durante o ano inteiro a TIM reforça seu compromisso e atuação por meio de projetos de grande alcance, focados na conscientização, combate à discriminação, empregabilidade e desenvolvimento de pessoas LGBTI+, envolvendo públicos internos e externos. No ano de 2023 foi lançado para toda a empresa o Censo de Diversidade & Inclusão, que apontou 12% de pessoas LGBTI+ no quadro de funcionários(as), percentual em linha com as estimativas demográficas nacionais. A pesquisa também foi uma ótima oportunidade para o mapeamento da experiência dessa comunidade na TIM e a construção de projetos ainda mais conectados com a real necessidade do público LGBTI+.

Bristol Myers Squibb

Combinando a agilidade de uma empresa de biotecnologia com os recursos de uma grande farmacêutica, a Bristol Myers Squibb (BMS) atrai talentos dedicados à descoberta, desenvolvimento e disponibilização de medicamentos inovadores. A atração, desenvolvimento e retenção de uma força de trabalho globalmente diversificada emerge como uma necessidade essencial para o sucesso do negócio. Por isso, a Inclusão & Diversidade é uma preocupação que permeia e orienta a Estratégia de Pessoas da empresa.

Os People & Business Resource Groups (PBRGs), grupos de diversidade da BMS, foram estabelecidos com o propósito de reunir indivíduos engajados em diversas causas, como inclusão racial, LGBTI+s, pessoas com deficiência, gerações e gênero. Esses grupos proporcionam um espaço para o intercâmbio de percepções e experiências sobre essas questões e trabalham na melhoria da cultura e ambiente de trabalho.

Para a comunidade LGBTI+, a BMS conta com o grupo “PRIDE Alliance”, que tem como objetivo buscar melhorar o desempenho dos negócios por meio da defesa de políticas e pelo desenvolvimento de uma cultura que promova a inclusão e consciência LGBTI+ aos funcionários e comunidades, incentivando o engajamento de todos os colaboradores, com participação fundamental dos aliados.

Além disso, a BMS trabalha sua cultura de inclusão através da prática de hábitos inclusivos, baseados em neurociência e conceitos como segurança psicológica e vieses inconscientes.  A empresa também considera as mais variadas dimensões de diversidade, como personalidade, formação, experiência, entre outros.

Bristol Myers Squibb como employer of choice

A Bristol Myers Squibb se destaca como uma employer of choice graças ao seu compromisso com a Inclusão & Diversidade e às suas iniciativas de desenvolvimento e bem-estar dos funcionários. A empresa investe significativamente no aprimoramento de seus colaboradores através de projetos, treinamentos, oportunidades de job rotation, apoio financeiro para cursos de línguas e pós-graduação, e um robusto programa de reconhecimento chamado Bravo, que premia desempenho excepcional com pontos e dinheiro. Além disso, a BMS tem um abrangente programa de bem-estar e qualidade de vida, oferecendo benefícios como subsídios para academias, descontos em aulas de pilates, espaços de descompressão e quick massage nas instalações da empresa e uma política de horário flexível que inclui short fridays e home office até 50% do tempo. As vagas para trabalhar na empresa são inclusivas e compartilhadas externamente e na intranet, permitindo indicações de candidatos pelos colaboradores, que são recompensados com prêmios em dinheiro em caso de contratação.

Essas práticas não apenas criam um ambiente de trabalho inclusivo e estimulante, mas também garantem que a empresa continue atraindo e retendo os melhores talentos do mercado, reforçando sua posição como líder no setor biofarmacêutico.

MetLife

A MetLife, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo, acaba de receber, pelo segundo ano consecutivo, a nota máxima na pesquisa HRC Equidade BR. O relatório, que avaliou e apontou as empresas e corporações brasileiras com maior engajamento na pauta, trouxe também aquelas que mais progrediram em relação à inclusão. “Receber esse reconhecimento é uma honra significativa para a MetLife, pois reforça o nosso compromisso contínuo com a criação de um local de trabalho onde a diversidade é celebrada e respeitada. E reflete ainda os nossos esforços para promover um ambiente acolhedor e diverso onde todos os colaboradores se sintam valorizados e respeitados”, comemora Daniela Dall’Acqua, diretora de RH da MetLife Brasil.

A MetLife conquistou posição de destaque após ser avaliada em critérios como a adoção de políticas de não discriminação, treinamentos e criação de grupos de afinidade. Durante o mês do Orgulho LGBT+, a companhia intensificou suas ações internas de inclusão com a realização da Pride Week, com encontros, palestras, espaço para diálogo e networking, além de workshops de conscientização e campanhas que incentivam o respeito e a igualdade, organizados pelo Comitê de Diversidade da empresa, o GLAM.

Para Aline Cipolla, superintendente de Sinistros da MetLife Brasil e presidente do Comitê GLAM, um dos comitês internos de diversidade, as ações realizadas pela MetLife não só refletem o compromisso contínuo da empresa, mas promovem um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados. “Continuaremos trabalhando para fortalecer nossa cultura de diversidade, garantindo que cada pessoa possa expressar-se livremente em nosso local de trabalho. Juntos, estamos construindo uma importante jornada de diversidade que gera resultado internamente e que nos faz ser destaque em posições de reconhecimento nacional como uma empresa mais inclusiva e diversa”, destaca.

Marca empregadora e mais oportunidades

Segundo Daniela, os programas de desenvolvimento de carreira da MetLife são desenhados para apoiar e promover o crescimento de todos os colaboradores, criando espaços para que a comunidade LGBT+ se sinta incluída. “Oferecemos treinamentos específicos, grupos de afinidade e mentorias para garantir que todos tenham as ferramentas e o suporte necessários para alcançar seu potencial máximo”, explica.

A iniciativa da Human Rights Campaign Foundation está em sua terceira edição e, desde então, nomeou 79 organizações que, em 2024, obtiveram a pontuação máxima e o reconhecimento da HRC Foundation.

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