Premiação é dividida por categorias e destaca as organizações com as melhores práticas e políticas de gestão de pessoas
O Great Place to Work Institute entregou, no dia 13 de junho, os troféus de reconhecimento às Melhores Empresas para Trabalhar. O GPTW é uma autoridade global no mundo do trabalho, especialista em auxiliar organizações na jornada de serem excelentes lugares para trabalhar. Realizada anualmente pela consultoria, a lista das melhores empresas para trabalhar é definida a partir de uma análise comparativa das pesquisas e visitas realizadas por analistas, além da participação da equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA), que examinam e validam informações que abrangem o clima organizacional das organizações por meio de critérios como respeito, camaradagem, credibilidade, confiança e orgulho de pertencer àquela instituição.
Na categoria Mercado Editorial, a vencedora foi a International School (IS), especializada em soluções de ensino bilíngue. As oito empresas com melhor avaliação dos colaboradores foram selecionadas entre um total de 21 inscritas em todo o país. Para o CEO da IS, Ulisses Cardinot, o reconhecimento reflete a preocupação da companhia em construir um ambiente diverso e inspirador para os colaboradores. “A International School é feita de pessoas para pessoas, por isso estamos muito felizes em receber esse reconhecimento. O prêmio é o reflexo da dedicação do nosso time de gestão de pessoas, em primeiro lugar, mas de todos que trabalham na IS e que ajudam a construir uma empresa que é referência no mercado”, diz.
Com 275 colaboradores espalhados por todo o país e escritório em São Paulo, a IS tem investido cada vez mais no desenvolvimento dos colaboradores. A empresa oferece cursos de capacitação gratuitos em parceria com instituições renomadas como StartSe, Trillio e Ensaio. Além disso, desenvolve ações de escuta ativa para a promoção de um ambiente de trabalho seguro e transparente.
A atenção com a diversidade e com ações sociais também é refletida no trabalho realizado por uma área específica para assuntos ESG e pelo comitê de diversidade. Hoje, as mulheres representam 63% dos colaboradores e ocupam 58% dos cargos de liderança. Em 2023, a IS recebeu o Selo Igualdade Racial pela Prefeitura de São Paulo pelo segundo ano consecutivo, assim como o reconhecimento Great Place to Work pelo terceiro ano seguido. “Estou muito orgulhoso por mais essa conquista. Quem conhece a IS sabe que temos colaboradores engajados e que acreditam que o nosso trabalho transforma vidas por meio da educação. Acho que um bom lugar para trabalhar começa aí: com um propósito que não é só uma frase na parede, mas sim realidade”, finaliza Cardinot.
Minds Idiomas
Outra empresa do setor premiada com a certificação GPTW foi a Minds Idiomas, reconhecida com o Selo Great Place to Work (GPTW) pelo segundo ano consecutivo. Para Leiza Oliveira, CEO da empresa, “este reconhecimento reafirma o compromisso da Minds Idiomas com a excelência no ambiente de trabalho e com a valorização de seus colaboradores”.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half para entender como empresas e trabalhadores se sentem em relação ao trabalho mostra que 89% das companhias reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores.
Leiza destaca a importância desta conquista. “Estamos muito orgulhosos de sermos reconhecidos mais uma vez como uma das melhores empresas para se trabalhar. Estaremos presentes no evento para receber o troféu que honra o trabalho de todos que fazem parte da Minds. Este selo é um reflexo do nosso compromisso contínuo com o bem-estar e o desenvolvimento profissional de nossos colaboradores”, comemora.
A Minds Idiomas tem se destacado não apenas pela qualidade de seus cursos, mas também por sua cultura organizacional inovadora. A empresa investe constantemente em programas de capacitação, bem-estar e valorização dos funcionários, promovendo um ambiente de trabalho que estimula a criatividade, a colaboração e o crescimento pessoal.
Bernhoeft
A Bernhoeft, referência em serviços de BPO, Cálculos Judiciais, Gestão de Terceiros e Consultoria Tributária, também celebra a conquista do selo Great Place to Work (GPTW). Este reconhecimento é fruto de um esforço contínuo para criar um ambiente de trabalho onde cada colaborador se sinta valorizado, respeitado e parte integrante de uma equipe comprometida com a excelência. “A certificação GPTW é uma confirmação externa do que sempre acreditamos e praticamos internamente. Acreditamos que o crescimento é algo natural em todo organismo saudável, e por isso buscamos nos desenvolver e crescer. Acreditamos também que isto sempre se dará via uma equipe de colaboradores engajados, que enxerga propósito naquilo que faz, e que deseja se desenvolver e contribuir como protagonista nesta jornada que a empresa propõe”, afirma Luiz Carlos Bernhoeft Junior, CEO da Bernhoeft.
A consultoria alcançou a certificação GPTW com uma nota significativa de 88%, refletindo a cultura organizacional focada na entrega de valor de maneira descomplicada e humanizada. A empresa promove uma cultura de cocriação com os colaboradores, estando aberta a ouvi-los e integrar suas percepções e sugestões. Um exemplo marcante desta abordagem é o manifesto da empresa, criado em 2019 com a participação de representantes de todas as áreas. “A cocriação é um dos pilares da nossa cultura. Nós acreditamos que ouvir e integrar as ideias dos nossos colaboradores nos permite entregar cada vez mais valor para eles e para nossos clientes”, destaca Rafaela Lucena, gerente de Gente & Cultura da Bernhoeft.
Outro exemplo é o planejamento estratégico, baseado na metodologia OKR, que começa com a captação das percepções dos colaboradores sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. “Essa certificação é um reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento profissional e pessoal de todos que fazem parte da Bernhoeft. A nossa cultura de nos debruçar nos feedbacks dos nossos colaboradores já está presente há muitos anos na organização, somos o presente inquieto e estamos sempre trabalhando em um modelo de melhoria contínua”, completa Lucena.
Além do ambiente de trabalho, a Bernhoeft se destaca pelo seu compromisso com a responsabilidade social com o projeto BernCidadã. Esta iniciativa pioneira tem como foco o apoio e a aceleração de projetos sociais que já demonstraram capacidade de gerar alto impacto. O BernCidadã oferece além do uma bolsa para investimentos no projeto e/ou pessoal do empreendedor social.
O projeto teve sua primeira edição em 2023, beneficiando iniciativas como Pazear, Angu das Artes e Amor e Esperança. Em 2024, mais quatro empreendimentos estão sendo acelerados, recebendo mentoria técnica em áreas como Finanças, Marketing e Planejamento Estratégico. Além disso, serão realizados mini hackathons e visitas presenciais para promover uma troca de experiências enriquecedoras. “Para nós, a BernCidadã é uma forma descomplicada e efetiva de colocar em prática os princípios de ESG. Além de ser uma prova do nosso compromisso com o desenvolvimento social e empresarial. Nós estamos orgulhosos dos impactos positivos que já alcançamos e continuaremos a alcançar. Costumamos dizer que recebemos muito mais do que doamos. A empresa é outra desde que implantamos esse projeto internamente”, conclui Luiz Carlos.
A Bernhoeft também se destaca pelos benefícios oferecidos aos seus colaboradores, que incluem plano de saúde, plano odontológico, regime híbrido de trabalho, auxílio home-office, day off de aniversário, além de programas de incentivo à saúde física e emocional, como Gympass e Moodar. Programas de desenvolvimento pessoal e profissional, como a Jornada de Autodesenvolvimento e o Impulse – Programa de Estagiários, também são diferenciais importantes.
A conquista do selo GPTW não só reafirma a posição da Bernhoeft como uma excelente empresa para se trabalhar, mas também fortalece seu posicionamento como líder no setor. Ao promover um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, a Bernhoeft continua atraindo e retendo talentos, enquanto reforça sua missão de entregar serviços de excelência aos seus clientes.
Hydro
A Hydro, líder global em alumínio e energias renováveis recebeu pelo segundo ano consecutivo a certificação da consultoria internacional GPTW (Great Place To Work), que reconhece as melhores empresas para trabalhar no Brasil. A Albras, joint-venture entre a Hydro e a NAAC – Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd., também participou da pesquisa e conquistou a chancela da GPTW.
A chancela é concedida a partir de pesquisa realizada com os empregados e avalia diversos fatores do clima organizacional, como: confiança na liderança da empresa, orgulho, inovação e ambiente de trabalho. A Hydro se destacou, entre outros fatores, pelo orgulho que as pessoas sentem em trabalhar na empresa, pela boa avaliação dos clientes e pelo bom tratamento interpessoal independente de cor, gênero ou etnia. “Pela segunda vez, a Hydro conquista a certificação GPTW, reafirmando nosso compromisso em proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor. Recebemos a chancela com muita satisfação, pois reflete que estamos no caminho certo e que nossos empregados e empregadas têm orgulho de trabalhar na empresa e contribuir para ações de melhoria contínua”, ressalta Nelia Lapa, vice-presidente de Pessoas, Comunicação, Saúde e Segurança da Hydro Bauxita & Alumina.
Albras
A Albras, maior produtora de alumínio primário do Brasil, localizada em Barcarena, no Pará, estreia na pesquisa e se destaca nos quesitos de benefícios oferecidos às pessoas que trabalham na empresa, comportamento da liderança, orgulho dos empregados e nas boas relações interpessoais. Dessa vez, a empresa participou da pesquisa GPTW com a própria marca. Na edição anterior, a companhia participou como uma das unidades da Hydro. “Com muito orgulho, em seu primeiro ano de participação individual na pesquisa GPTW, a Albras conquista a certificação. Para nós, este é o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, com foco em seus empregados e empregadas. O levantamento também servirá de base para aprimorar ainda mais nossas políticas voltadas para um ambiente de trabalho acolhedor e confiável”, explica Luiz Roberto Silva Junior, CEO da Albras.
Embora esta seja a primeira certificação GPTW da empresa, a Albras possui tradição em pesquisas de clima organizacional. A companhia figurou por 17 anos em rankings de abrangência nacional das revistas Exame e Você S.A.
Grupo Carbel
O Grupo Carbel foi novamente reconhecido como um dos “Melhores Lugares para Trabalhar em Minas Gerais” pelo Ranking 2024 do Great Place to Work (GPTW). O anúncio foi feito no dia 20 de junho, em Belo Horizonte. Pela quinta vez consecutiva, o Grupo reafirma o compromisso da empresa em promover um ambiente de trabalho que valoriza e apoia seus 1.700 colaboradores. “Receber o prêmio Great Place to Work —ranking Minas Gerais — pelo quinto ano consecutivo é uma grande honra e um reflexo do nosso compromisso em fazer do Grupo Carbel um lugar onde cada colaborador se sente valorizado e motivado a contribuir para o sucesso da empresa”, afirmou Pedro Guimarães, CEO do Grupo Carbel. “Este reconhecimento reforça nossa crença de que investir em pessoas é fundamental para alcançar excelentes resultados.”
A conquista deste prêmio é um testemunho da dedicação contínua do Grupo Carbel em criar uma cultura organizacional positiva, baseada em valores sólidos como respeito, inovação e colaboração. “O Grupo Carbel implementa constantemente práticas de gestão de pessoas que incentivam o desenvolvimento profissional e pessoal, além de proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor”, explica Juliana Franco, superintendente de Gente e Gestão.
Há 55 anos se destacando no mercado automotivo, o Grupo Carbel também de sobressai por suas iniciativas voltadas para o bem-estar dos funcionários, incluindo benefícios diferenciados e políticas de diversidade e inclusão.
Mills
A Mills, empresa líder na América Latina em locação de equipamentos, recebeu nota 80 no ranking 2024 do GPTW, o que aponta que pelo menos 80% das pessoas que responderam à pesquisa têm uma boa experiência com a companhia.
Além disso, também foi reconhecida com o selo de Empresa Preocupada Com a Saúde Mental de Seus Colaboradores. “Alcançamos uma nota que nos coloca no nível das 150 melhores empresas para se trabalhar nesse quesito. Temos uma empresa preocupada com a saúde mental de seus colaboradores. Os líderes mostram interesse e habilidade em abordar o tema em suas equipes e os colaboradores sentem um ambiente de confiança em construção”, afirma Kleber Racy, diretor de Gente & Gestão e SSMA na Mills.
A pesquisa é feita entre os colaboradores da organização e são avaliados critérios como possibilidade de crescimento e desenvolvimento, qualidade de vida, alinhamento de valores, estabilidade, benefícios e remunerações, entre outros.
Entre as principais ações empreendidas pela Mills para construir um excelente ambiente de trabalho está a valorização de uma cultura pautada na confiança e respeito. A empresa acredita que estabelecer uma relação de confiança e respeito com seus colaboradores é essencial para o crescimento e sucesso mútuo. A liberdade de inovar e a capacidade de tomar decisões também empoderam os profissionais e criam um senso de propriedade e responsabilidade em relação aos resultados da organização.
Essa cultura tem sido reforçada por meio de programas internos, em que os profissionais têm a oportunidade de aprimorar e trocar conhecimentos, buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados no dia a dia e, assim, colaborar com o desenvolvimento uns dos outros e também da companhia. Essa iniciativa não só fortalece os laços entre os colaboradores, como também evidencia a preocupação da empresa com a formação de uma equipe coesa e engajada.
Desenvolvimento profissional
Exemplos de ações de desenvolvimento interno são os programas de sucessão, iniciativa estratégica para identificar e desenvolver futuros líderes. Outro aspecto que se destaca nas ações da organização é o compromisso com a diversidade e a inclusão, com a percepção de que a iniciativa não é apenas um valor para a companhia, mas também para seus clientes e para a sociedade em geral.
A transparência e o diálogo aberto também são valores fundamentais para a Mills, que promove uma comunicação transparente entre lideranças e colaboradores. Desde 2022, a companhia faz parte da carteira do Índice Teva Mulheres na Liderança, o primeiro do Brasil que seleciona as empresas com maior representatividade de mulheres na governança.
Grupo HDI
As seguradoras do Grupo HDI, um dos maiores conglomerados do Brasil, receberam, pela primeira vez após as aquisições realizadas no último ano, o selo da consultoria Great Place to Work® (GPTW). A conquista é baseada em uma pesquisa conduzida com os colaboradores das empresas HDI Seguros, Yelum Seguradora (antiga Liberty Seguros) e Santander Auto e reforça que a integração foi positiva e respeitosa com os colaboradores, especialmente em relação às frentes de cultura organizacional, políticas e práticas internas.
Atualmente, o Grupo é formado pelas marcas HDI Seguros, Yelum Seguradora, Aliro Seguro e Santander Auto, além da empresa de assistência 24 horas Fácil Assist e da Agrega, focada no atendimento ao corretor. Por meio dessa iniciativa do Programa de Certificação Great Place to Work®, foi possível avaliar o grau de satisfação do quadro em categorias que medem a credibilidade da liderança, o respeito às pessoas, a imparcialidade no tratamento, o orgulho e a camaradagem. “O selo da GPTW veio em um momento de muitas transformações e processos de integração de culturas. Cada colaborador é essencial para o desenvolvimento do Grupo HDI, por isso, queremos sempre proporcionar a melhor experiência para todos, mesmo em momentos de transição, como ocorrido recentemente, respeitando a cultura organizacional”, afirma a Chief Talent Officer do Grupo HDI, Delane Giannetti. “Nosso principal foco é o cuidado com as pessoas e estamos extremamente honrados com esse reconhecimento”, ressalta.
A HDI já havia recebido o selo GPTW individualmente em anos anteriores, assim como a Liberty Seguros, agora Yelum Seguradora. “A partir dessa grande pesquisa realizada para sermos considerados para o selo, também vamos poder entender onde estamos acertando e no que podemos melhorar. Ao focarmos no bem-estar e buscarmos proporcionar um ambiente positivo aos colaboradores, eles transmitem esse mesmo cuidado aos clientes, parceiros e corretores”, destaca a executiva.
SPIC Brasil
A SPIC Brasil conquistou, pelo quarto ano, o selo Great Place to Work (GPTW), um marco significativo para qualquer organização que demonstra o reconhecimento por manter um ambiente de trabalho excepcional, baseado em confiança e no orgulho em pertencer. A certificação é uma validação de que a empresa não só cumpre com suas responsabilidades, mas também se destaca ao proporcionar um ambiente que valoriza e motiva seus colaboradores.
Este ano na avaliação de satisfação interna de seus colaboradores, a SPIC Brasil recebeu nota 79 e obteve uma porcentagem de participação na pesquisa de 88%, maior se comparado com o índice do ano de 2023, quando a empresa alcançou 81% de colaboração. Ao receber o selo GPTW, a empresa reforça sua reputação no mercado, atraindo talentos que buscam uma cultura organizacional positiva e inclusiva. “A conquista do selo Great Place to Work reflete nosso compromisso para a construção de uma empresa sólida, eficiente, mas que faz isso sem abrir mão do compromisso de fortalecer uma cultura que abrace o diálogo, a diversidade, a inclusão e o respeito à sociedade, comunidades e meio ambiente. Essa premiação nos enche de orgulho e nos motiva a seguir em frente.”, afirma Adriana Waltrick, CEO da SPIC.
Só no Brasil, a SPIC possui cerca de 260 colaboradores diretos, de diferentes origens, idades e etnias e é signatária de diversos compromissos do Pacto Global da ONU que visam promover um ambiente de trabalho mais diversos e justo, como o Movimento Elas Lideram, o Movimento Salário Digno e o Movimento Mente em Foco.
Para avançar em sua política de igualdade de gênero, a empresa está adotando estratégias para ampliar a quantidade de mulheres finalistas em processos seletivos aos cargos de liderança e áreas técnicas. Também passou a implementar pesquisas semanais para coletar continuamente a percepção dos colaboradores e entender seu nível de engajamento. Somadas aos resultados da pesquisa de clima, essas métricas contribuem para o desenvolvimento conjunto de ações assertivas e baseada em dados
Voith Paper
No mês em que completou 60 anos no Brasil, a Voith celebra mais uma conquista. A divisão Paper acaba de ser reconhecida com a certificação GPTW, um Excelente Lugar Para Trabalhar.
Líder mundial em tecnologia para indústria de papel e celulose, a Voith Paper vem investindo fortemente em gestão de pessoas e o reconhecimento pela GPTW reforça este cenário no Brasil e na América do Sul.
De acordo com o gerente de RH da Voith Paper, Marcelo Passareli, a certificação é resultado de uma série de boas práticas da empresa para oferecer o melhor ambiente e estimular o desempenho das equipes. “Nosso time é composto por pessoas incríveis, que fomentam um ambiente de colaboração, respeito e desenvolvimento profissional. Acreditamos no crescimento sustentável, impulsionado por nossas competências e pelo comprometimento de nossos colaboradores. Ser certificados pela 1ª vez nos motiva a criar um ambiente cada vez melhor, para que possamos nos manter no ranking e estimular um local de trabalho ímpar para nossos colaboradores, que são os principais construtores da nossa história”.
Para participar da jornada da certificação, foram convidados a participar da pesquisa 335 colaboradores, sendo que 259 responderam às mais de 70 questões sobre clima organizacional. Entre os assuntos abordados nas perguntas estavam características das lideranças como credibilidade e respeito e oportunidade de melhorias no ambiente de trabalho. Para receber a certificação as empresas participantes deveriam atingir pelo menos 70 pontos de satisfação.
Amend
A Amend, marca brasileira de cosméticos capilares, comemora mais uma conquista significativa em sua trajetória: pelo segundo ano consecutivo, foi premiada com o selo “Great Place to Work” (GPTW), projeto presente em 97 países ao redor do mundo. Este reconhecimento destaca a Amend como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, reforçando seu compromisso com um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e inovador. “Receber o selo ‘Great Place to Work’ pelo segundo ano consecutivo é uma grande honra e reafirma nossa dedicação em criar um ambiente onde nossos colaboradores se sintam valorizados e motivados. Recentemente, inauguramos o nosso novo escritório, a Casa Amend, que é um espaço pensado em explorar os cinco sentidos e trazer mais conforto para os colaboradores. Este reconhecimento é um reflexo do esforço coletivo de toda a nossa equipe, que trabalha incansavelmente para fazer da Amend um lugar de excelência.”, conta João Chaccur, CEO da Amend.
A premiação “Great Place to Work” é concedida com base em pesquisas de clima organizacional que avaliam a percepção dos colaboradores sobre a empresa em diversos aspectos, como confiança na liderança, relacionamentos respeitosos, imparcialidade dos líderes em relação aos membros do time, oportunidades de desenvolvimento, coleguismo e orgulho em pertencer à Amend. Para que a empresa receba o selo, pelo menos 7 a cada 10 funcionários precisam avaliá-la de forma favorável.
Para Mariana Pilotto, diretora de Gente e Gestão, “o sucesso da Amend é resultado de uma cultura organizacional sólida, que prioriza o bem-estar e o desenvolvimento de nossos colaboradores. Este prêmio é um testemunho do nosso compromisso em proporcionar um ambiente de trabalho acolhedor e estimulante, onde cada indivíduo pode crescer profissionalmente e pessoalmente. Além, é claro, de oferecer benefícios para além do ambiente de trabalho em academias, farmácias e bancos.”
Tal reconhecimento é um indicativo de que a Amend está no caminho certo, investindo em políticas de gestão de pessoas que promovem a satisfação e o engajamento de sua equipe. Com esta conquista, a Amend solidifica ainda mais sua posição no mercado e reafirma seu compromisso com a excelência em todas as áreas, desde a inovação em produtos até a valorização de seu capital humano. “2024 é um ano singular para a Amend, que celebra 30 anos. Essa conquista veio em um momento muito especial para comprovar que estamos sempre buscando nos atualizar diante do mercado tanto para os nossos consumidores, quanto para os nossos colaboradores”, finaliza Chaccur.
Cinex
Uma das principais chancelas internacionais no reconhecimento a empresas cujos ambientes se notabilizam por suas excelentes condições de trabalho foi conquistada por uma das mais inovadoras indústrias da Serra gaúcha. A Cinex, sediada em Bento Gonçalves e conhecida por suas soluções em alumínio e vidro, ostenta a partir de agora o selo Great Place to Work (GPTW) — ótimo lugar para trabalhar, em tradução livre.
A distinção referenda o compromisso da empresa com a excelência na gestão de pessoas, a fim de promover o contínuo desenvolvimento de seu capital humano e da própria sustentabilidade do negócio. Para conquistar o selo, a Cinex foi submetida a uma pesquisa de clima organizacional pela consultoria global GPTW. Nela, os colaboradores emitem notas acerca de credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Uma amostragem mínima, de acordo com o tamanho da empresa, participa do processo. Desse recorte, sete a cada 10 precisam avaliar a empresa com o mínimo de 70% no nível de satisfação. Além disso, a empresa tem seu conjunto de práticas de gestão de pessoas analisado por técnicos da consultoria.
Para o CEO da Cinex, César Cini, o selo corrobora as ações adotadas na cultura organizacional da empresa ao longo dos anos, privilegiando a valorização das pessoas para gerar engajamento, motivação e retenção de talentos. “Estamos extremamente orgulhosos desta conquista. O selo GPTW é um reconhecimento do nosso esforço contínuo em colocar as pessoas no centro da nossa estratégia de negócio. Este é um momento de celebração para todos nós”, disse Cini.
Além de integrar o seleto grupo das melhores empresas para trabalhar, a Cinex comprova o alto grau de confiança dos colaboradores na empresa. Isso demonstra, na prática, como a indústria pensa o ambiente de trabalho: um lugar para produzir com felicidade, garantindo bem-estar e desenvolvimento às pessoas.
Rennova
A Rennova, multinacional brasileira referência em beleza estética com injetáveis, conquista pelo segundo ano consecutivo o Selo GPTW (Great Place to Work) sendo certificada como um Excelente Lugar Para Trabalhar. Com o selo, a companhia atesta seu histórico de bons hábitos na gestão de pessoas, liderança humanizada e cultura organizacional. “Nossa empresa é formada por pessoas, reconhecer o valor de quem contribui diariamente para o crescimento da Rennova é parte fundamental do DNA da companhia”, destaca Leonardo Rezende, CEO da Rennova e Nutriex. “A conquista do selo por mais um ano seguido é resultado do investimento contínuo direcionado ao bem-estar e satisfação dos nossos colaboradores”, complementa.
Com atuação em todo o território brasileiro e em mais de 23 países, a Rennova investe em tecnologia, pesquisa e inovação, sempre visando desenvolver produtos injetáveis de alta qualidade para tratamentos clínicos avançados. Para seguir avançando em direção ao futuro da estética, a companhia adota uma abordagem de marca empregadora voltada a oferecer recursos de desenvolvimento profissional. “Para além dos investimentos em ciência e tecnologia, nossa empresa procura ser um ambiente profissional pautado na atração de talentos e formação de pessoas, especialização de profissionais do mercado”, conclui Leonardo. A Rennova continua a trilhar seu caminho de sucesso e inovação, firmando-se não apenas como uma das líderes no setor de beleza estética com injetáveis, mas também como um exemplo de excelência em gestão de pessoas e cultura organizacional.
Siemens Healthineers
A Siemens Healthineers, empresa líder em tecnologia médica, conquistou, pela primeira vez, a certificação Great Place To Work (GPTW) no Brasil. O selo atribuído as empresas comprometidas com a excelência no ambiente de trabalho, gestão de pessoas e na cultura organizacional, reforça o compromisso da Siemens Healthineers (SHS) em promover um ambiente de trabalho acolhedor, com o objetivo de auxiliar no bem-estar da pessoa colaboradora e na coesão das equipes.
De acordo com a pesquisa realizada com os colaboradores, 86% dos funcionários consideram a Siemens Healthineers um ótimo lugar para trabalhar. “Essa conquista só é possível quando as pessoas se sentem pertencentes a empresa, por isso, estamos muito orgulhosos de conquistarmos essa certificação inédita para o Brasil”, comenta Adriana Costa, diretora geral da empresa. “O compromisso da Siemens Healthineers com a saúde e inovação reflete em nossa cultura. Inovamos para promover avanços na saúde para todos, em todos os lugares com sustentabilidade”, ressalta.
A pesquisa para a certificação da Siemens Healthineers contou com a participação de 70% dos colaboradores da empresa — entre funcionários da SHS e da Varian, braço da Siemens Healthineers focado em tratamento radioterápico do câncer baseada em soluções inovadoras tanto de hardware quanto de software. O alto índice de engajamento é resultado de uma série de ações para os colaboradores com o objetivo de refletir sobre a cultura organizacional que incluiu espaços para conversas, campanhas e seleção de um time de embaixadores para engajar os times internos e reforçar os programas da empresa. “A dedicação e o comprometimento de cada colaborador que pertence à Siemens Healthineers refletiram mais uma vez em reconhecimento. Toda conquista traz em si a responsabilidade para seguir melhorando. Nós vamos trilhar esse caminho com muita humildade. Essa conquista é de todos e marca o início de um trabalho que deve ser sempre contínuo, consistente e com foco em manter esse ótimo resultado também no ano que vem”, afirma Humberto Izidoro, diretor geral da Varian para a América Latina.
Bradesco Seguros
O Grupo Bradesco Seguros foi mais uma vez reconhecido pelo compromisso contínuo com o bem-estar dos colaboradores. A companhia mantém sua posição de destaque no setor com a obtenção do selo Great Place To Work de “Melhores Empresas para Trabalhar”. Além disso, o Grupo Segurador também está entre as 10 melhores empresas premiadas na categoria Grandes Empresas no ranking regional do Rio de Janeiro.
A Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade da seguradora, Valdirene Soares Secato, ressalta que esse é um reconhecimento de um trabalho contínuo. “Nós nos sentimos honrados por essas conquistas, pois é fruto da dedicação em promover continuamente a excelência e a inovação em nossas práticas de gestão”, diz a executiva.
A consultoria global, GPTW, apoia as organizações para obterem os melhores resultados, por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. A pesquisa é realizada internamente com os funcionários e são avaliadas as práticas culturais, bem como as percepções sobre o clima organizacional.
Tagia
A consultoria global GPTW reconheceu a Tagia, detentora da marca Volda, pelo quinto ano consecutivo como um ótimo lugar para trabalhar. Para receber a certificação, a empresa é avaliada por meio de uma pesquisa aplicada entre os colaboradores, na qual a companhia precisa obter uma pontuação igual ou superior a 70 pontos. O ranking reconhece as empresas com base em uma metodologia que considera credibilidade, respeito, condições de trabalho, benefícios e remuneração, entre outros aspectos.
Ivan Furuya, diretor comercial e de marketing da Volda, afirma que a certificação é resultado de um conjunto de ações implementadas pela Tagia desde 2018, após uma avaliação do seu clima organizacional. “Ser reconhecida pelo quinto ano consecutivo significa que estamos na direção certa. Continuaremos a seguir nossas práticas e ações voltadas para o desenvolvimento dos talentos que temos conosco”, garante.
De acordo com o diretor, a Volda tem apostado na contratação de profissionais altamente qualificados para enriquecer e agregar valor ao trabalho da empresa. “Com foco na senioridade dos profissionais e no impacto positivo que eles trazem, a companhia busca, cada vez mais, criar boas condições de trabalho e oferecer benefícios para nossos colaboradores”, acrescenta.
Zoetis
A Zoetis, líder mundial em saúde mundial, recebeu, pela segunda vez, o selo de GPTW (Great Place To Work), que certifica companhias com as melhores práticas do mercado no que se refere à gestão de pessoas.
A pesquisa de clima é uma avaliação dos funcionários sobre o ambiente da empresa, por isso, a nota que eles indicam é essencial. Para ser uma empresa com o selo GPTW é preciso atingir um nível de favorabilidade nas respostas de 70%.
Dos 933 funcionários da Zoetis no Brasil, 528 responderam ao questionário. No quesito “Tenho orgulho de contar a outras pessoas que trabalho aqui”, 95% dos funcionários responderam favoravelmente. Para 93% dos respondentes a Zoetis faz o novo funcionário se sentir bem-vindo. Já a afirmativa “As pessoas aqui são bem tratadas independentemente de sua cor ou etnia” recebeu nada menos que 97% de aprovação dos funcionários.
Na pesquisa, são medidos diversos indicadores, tais como, qualidade do ambiente e as relações de trabalho; saúde e segurança; promoção da diversidade e equidade; confiança e ética nos negócios; compliance e transparência; proteção do meio ambiente, entre outros.
O Selo coroa as iniciativas da Zoetis, em nível global, para oferecer ambientes de trabalho acolhedores e com oportunidades de desenvolvimento.
CSP Tech
A CSP Tech — empresa de tecnologia da informação que atende megacorporações brasileiras de diversas atividades econômicas — repete em 2024 conquistas na área de gestão obtidas em anos recentes. Novamente, a CSP Tech figura em lugar de destaque no ranking da Great Place To Work (GPTW), que indica as melhores empresas do país para se trabalhar.
Na edição 2024 do GPTW, ela está no top 15 do estado do Rio de Janeiro, na categoria de empresas com 100 a 999 funcionários. A CSP tem sede na capital fluminense e conta com um quadro de cerca de 300 colaboradores.
Em junho último, a CSP Tech recebeu o novo selo Great People Mental Health, também do GPTW. Esse selo especificamente atesta que a organização promove a suas equipes condições de trabalho que proporcionam qualidade de saúde mental, acima da média recomendada.
Ainda no ranking GPTW, na escala nacional (a mais recente se refere a 2023), a CSP Tech está na 24ª posição, também na categoria de organizações com 100 a 999 funcionários. Na escala regional, a CSP Tech ficou em quinto lugar no estado do Rio de Janeiro, no ano passado (checar com a empresa se mantém ou não essa frase, visto que em 2024 a posição foi 15º).
Vale destacar ainda que, em 2022, a CSP Tech também foi reconhecida entre os 100 recursos humanos mais inspiradores pela organização Gupy.
Para o fundador e CEO da CSP Tech, Nedio Lemos, as premiações atestam a preocupação da empresa em investir no desenvolvimento de pessoas. “Uma empresa de TI tem como foco investir pesado para colocar no mercado ferramentas de mais elevado grau de inovação, mas essa preocupação em estar na vanguarda deve priorizar o investimento em gente”, afirma.
Tanto que, como evidência da preocupação com o capital humano, recentemente a CSP Tech criou uma diretoria de Gestão de Gente. “O objetivo era nos focarmos no desenvolvimento dos nossos colaboradores”, pontua Lemos. As ações nesse sentido envolvem formação e capacitação das pessoas e inclusão de jovens aprendizes no mercado de TI. “Temos um lema: a gente acredita na tecnologia transformando vidas, dando retorno para a sociedade.”
Em formação e capacitação de pessoas, a CSP Tech mantém um programa próprio — uma espécie de “universidade” interna. É oferecido um curso gratuito, com carga horária de 80 horas, intitulado “Imersão no Salesforce CSP Tech”. Como o nome indica, capacita profissionais para atuarem com a plataforma Salesforce, de gerenciamento de relações entre empresas e pessoas.
A decisão de montar o curso veio da dificuldade em encontrar pessoas especializadas. “Bolamos esse treinamento dois anos atrás. Divulgamos pelo LinkedIn uma primeira turma, para 35 pessoas — desenvolvedores, analistas de suporte, de negócios, profissionais em transição, estagiários. Tivemos 220 inscrições; fizemos as entrevistas e a seleção”, recorda-se Lemos.
O curso vai para a quarta edição. Dos alunos que participaram, 50 já foram contratados. Mas, mesmo para aqueles que não ingressam na empresa, a iniciativa impacta: afinal, saem capacitados para atuarem na área, em qualquer organização do mercado. Abrem-se, para essas pessoas, novas perspectivas profissionais, “e mesmo de vida”, conforme ressalta o CEO da CSP Tech.
Outra iniciativa no desenvolvimento de pessoas é o apoio ao Projeto Forsoft, da Associação das Empresas de Tecnologias da Informação do Rio de Janeiro (Assespro-RJ) em parceria com o Senac no estado. Trata-se de um programa de formação de jovens em situação de vulnerabilidade social. O Forsoft é reconhecido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização das Nações Unidas.
A CSP Tech é empresa madrinha do Forsoft. Isso quer dizer que ela auxilia financeiramente os alunos do projeto, custeando vale-transporte e vale-alimentação. “Contratamos pelo menos 30% dos alunos apadrinhados”, informa Lemos. “E aí conseguimos efetivamente transformar vidas. Meninos sem oportunidade nenhuma, em vulnerabilidade social, ganham oportunidade.”
Ele cita um caso que considera representativo: o de um jovem que tinha um irmão menor para cuidar e, em casa, enfrentava o problema de alcoolismo do pai. O rapaz fez o curso do Forsoft, tendo a CSP Tech como sua madrinha. Ao término, foi contratado. “Hoje, ele é o provedor da família. A oportunidade impactou vidas – a dele e a do irmão.”
Lecom Tecnologia
A Lecom Tecnologia, empresa especializada em hiperautomação e gestão inteligente de processos, comemora a renovação do selo Great Place to Work (GPTW), reafirmando seu compromisso com um ambiente de trabalho de excelência. É a segunda vez que a empresa recebe a credencial. O reconhecimento, baseado em rigorosos critérios de avaliação, reforça a sua posição como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, destacando suas práticas que unem inovação, governança e segurança digital.
O GPTW é uma certificação de excelência concedida a corporações que demonstram um ambiente de trabalho saudável, com base na confiança e no respeito entre líderes e liderados. Para alcançar essa distinção, as candidatas passam por uma avaliação criteriosa, que inclui a análise da satisfação dos colaboradores, as políticas internas de valorização do capital humano e as práticas de gestão que promovem o bem-estar coletivo.
No ano de 2023, a Lecom Tecnologia implementou diversas iniciativas focadas em fortalecer sua cultura organizacional e promover o desenvolvimento contínuo de seus profissionais. Esses esforços foram determinantes para a renovação do selo, mostrando que a empresa não apenas mantém altos padrões de excelência, mas também avança em iniciativas que impactam positivamente a vida do seu time.
Segundo Tiago Amor, VP de Vendas da Lecom, “a renovação do selo GPTW é um reflexo do nosso compromisso em criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam valorizadas e motivadas a inovar. Acreditamos que um time engajado e satisfeito é essencial para alcançarmos nossos objetivos e impulsionarmos a transformação digital em nossos clientes.”
A flexibilidade no horário de trabalho e o modelo híbrido são pilares que permitem aos colaboradores conciliar vida pessoal e profissional de forma equilibrada. A empresa oferece benefícios atrativos e promove uma cultura de feedback constante, tanto com gestores quanto com a diretoria. Além disso, a Lecom conta com eventos de confraternização, agendas de conhecimento tecnológico, celebração de datas comemorativas e pessoais, além de garantir um ambiente acolhedor. Esses fatores são diferenciais que influenciam na renovação do selo e contribuem para a satisfação dos colaboradores.
A Lecom continuará a investir em práticas que impulsionam a colaboração, a inovação e o desenvolvimento de seus colaboradores, mantendo o selo GPTW como um pilar estratégico para que seja cada vez mais um local atrativo para se trabalhar.