6 dos 12 diretores da fabricante de ferramentas e eletroportáteis no país são mulheres; mesmo em um setor predominantemente masculino, empresa tem 32% do seu quadro de colaboradores composto por mulheres

A indústria de ferramentas é, historicamente, marcada pela presença masculina — tanto do ponto de vista de quem consome quanto do da mão de obra produtora. Foi pensando em reduzir essa desigualdade que a Stanley Black & Decker decidiu implementar, em 2018, uma estratégia para acelerar a atuação feminina no Brasil não apenas no quadro total de funcionários, mas também nos cargos de diretoria.

Nesses últimos 5 anos, a empresa — reconhecida mundialmente por conta de suas ferramentas e de seus eletrodomésticos portáteis — promoveu um salto de 23% para 32% de presença feminina no quadro de colaboradores e tem como meta fazer esse número chegar a 40% já nos próximos dois anos. Nos cargos de liderança (que envolvem líderes, coordenadores, supervisores e gerentes) o aumento foi de 22% para 28% no período. E mais: a Stanley Black & Decker ocupou 6 dos seus 12 cargos de diretoria no país com mulheres (no primeiro semestre de 2018, todos os diretores eram homens). “Alcançar números tão expressivos só foi possível porque, entre outras coisas, passamos a ter como política contar com pelo menos uma mulher no pool de candidatos finalistas para qualquer vaga da empresa”, explica Claudia Perrone, diretora de RH da Stanley Black & Decker para o Brasil e a América do Sul.

Uma das principais responsáveis pelo avanço na igualdade de gênero, Claudia relembra que, quando chegou à companhia, no segundo semestre de 2018, apenas a diretora de Tecnologia era mulher — e havia acabado de ser contratada.  Hoje, ela se orgulha de dizer que não apenas as diretorias mais “óbvias”, como as administrativas, são ocupadas por uma mulher. “Temos também diretoras de Supply Chain, Controladoria, Tecnologia e em uma de nossas fábricas”, atesta a diretora de RH.

Programas de aceleração feminina

A executiva destaca que a forte presença feminina na liderança tem gerado muitas mudanças positivas para além do aumento de colaboradoras. Os melhores exemplos são a participação em mais grupos de afinidade e o maior engajamento.

Em 2021, a Stanley Black & Decker implementou um programa de mentoria exclusivo para a capacitação de mulheres, que começou com 4 duplas de mentoras e mentoradas e, no ano passado, já contava com 10 grupos. “Temos também um plano na nossa planta de Uberaba (MG), que oferece um treinamento comportamental às funcionárias que se destacam na operação, para que estejam aptas a ocupar cargos de liderança do futuro. Muitas, inclusive, já foram promovidas”, pontua Claudia.

Além de promover a aceleração feminina, a companhia também é uma “Empresa Cidadã” há 5 anos, o que garante licença estendida após o nascimento de um filho tanto para as mães quanto para os pais. A regra vale, inclusive, para mulheres e homens que resolvem adotar uma criança.

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