O recolhimento do FGTS passa a ser exclusivamente via PIX e é preciso se adaptar antes da data estipulada para que sua empresa não receba nenhuma multa
Sabia que o FGTS Digital já entrou em vigor desde março e ainda há profissionais de RH que têm dúvidas sobre como adequar a empresa para esta nova realidade? Exatamente. As guias referentes a competência março de 2024 não serão mais emitidas com código de barras e guias de recolhimento e só poderão ser pagas via Pix.
A nova modalidade pode proporcionar muitas vantagens para as empresas, incluindo maior transparência, acessibilidade, agilidade, segurança e eficiência na gestão das informações. O QR Code para pagamento via Pix pode ser emitido diretamente no portal do eSocial e traz a possibilidade de fazer o pagamento diretamente pelo aplicativo bancário. Além disso, redução de custos operacionais e otimização do tempo também estão entre os benefícios, já que empregadores poderão economizar cerca de 36 horas por mês do tempo gasto com rotinas para fazer o recolhimento do FGTS.
Outra vantagem é que as guias passam a ter vencimento até o dia 20 do mês seguinte, ou seja, as empresas passam a ter maior flexibilidade e facilidade para organizar os pagamentos.
Os benefícios não serão percebidos somente na esfera das empresas. Funcionários também serão beneficiados. Além da maior transparência e segurança nos dados, informações como demissões serão transmitidas automaticamente para a Caixa Econômica Federal, eliminando a necessidade de emissão de chaves. A adoção do CPF como identificador também simplifica o processo e substituiu a utilização do PIS.
Mas, para as empresas, é preciso ficar atento ao processo de adaptação a essa nova modalidade, pois nem todos os ERPs estão preparados para atender as particularidades de cada organização. “É preciso selecionar o parceiro mais apto para este momento. Nós da Accesstage já estamos totalmente preparados para proporcionar a parametrização necessária para que as organizações possam se adequar a este novo modelo de recolhimento obrigatório”, afirma Carol D’Alessandro, CSO Parcerias e Inovação da Accesstage. “Independente do cenário da sua empresa, nós podemos analisar as particularidades e dar uma solução para adaptação a esse novo processo de pagamento do FGTS via Pix, sem custos exorbitantes de customizações e levando em consideração todas as regras do seu negócio ”, completa.
Fique de olho nas vantagens do FGTS Digital
- Maior facilidade para emissão e personalização de guias;
- Mais agilidade no processo de individualização (depósitos dos valores recolhidos nas contas vinculadas dos trabalhadores);
- Celeridade no pagamento de FGTS em atraso, com a possibilidade de recolhimento de vários meses em uma única guia;
- Cálculo automático da multa do FGTS com base no histórico de remuneração do eSocial;
- Ferramenta automática para recomposição de salários de períodos anteriores e pagamento de indenização compensatória.