Dentro do Programa de Apoio ao Colaborador – PAC, as mamães podem ter também assessorias jurídica e social para se adaptarem a essa nova fase
No mês em que se comemora o Dia das Mães, iniciativas para dar suporte às colaboradoras têm beneficiado as 400 mães que trabalham na Nexa Brasil. Dentro do Programa de Apoio ao Colaborador (PAC), as gestantes podem ter apoio psicológico 24 horas por dia, além de consultorias nas áreas financeira, jurídica e social. Vale destacar que a empresa também conta com licença maternidade estendida de 180 dias (6 meses) — dois meses a mais que o mínimo exigido pela legislação brasileira, decisão que segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para que os bebês sejam amamentados exclusivamente com leite materno durante os seis primeiros meses de vida.
No que diz respeito às consultas psicológicas, as mamães poderão tirar dúvidas para obter informações sobre esse novo período da vida.
Já sobre a consultoria financeira, a empresa acredita que proporcionar conhecimento sobre o tema permitirá que as colaboradoras tenham mais visibilidade diante de tantas mudanças para que consigam se organizar para não comprometer a renda.
De acordo com Ana Caroline Alves, analista de Desenvolvimento Humano Organizacional da Nexa, que retornou recentemente de licença maternidade, todas essas iniciativas trazem muita segurança em um período de constantes mudanças. Além disso, ter uma liderança empática e uma equipe acolhedora foram pontos essenciais para que ela passasse pelos desafios da gestação com tranquilidade. “A Nexa é uma empresa diferenciada quando o assunto é suporte. Quando há uma grávida no time, toda equipe está preparada e a dinâmica para reorganização já está organizada. Além disso, minha gestora foi sempre muito compreensiva com a agenda de exames e consultas, que são tão importantes para o pré-natal”, comenta.
Vale destacar que a companhia também oferece o uniforme de gestante, adequado à cada fase da gravidez, além de auxílio creche.
Protagonismo feminino
Além das iniciativas para a fase maternal das colaboradoras, em 2020, a Nexa foi a primeira empresa do segmento a assinar o ‘Woman In Mining’, uma carta de compromisso com o movimento para ampliar e fortalecer a participação das mulheres no setor mineral, fomentando um ambiente de negócios dinâmico, capaz de atraí-las, mantê-las e reconhecer seus valores. A partir disso, a companhia continua fomentando a presença feminina em suas operações, com ações específicas nas áreas que apresentaram os menores índices de presença feminina.
A empresa também recebeu o selo Women on Board (WOB), outorgado pela entidade de mesmo nome devido à presença de mulheres no Conselho de Administração e reforça sua meta de atingir 35% de profissionais mulheres na força de trabalho global até 2030, sendo que, no momento, elas representam 16,5% do total de colaboradores.