60% das vagas ofertadas atualmente exigem fluência no inglês
Embora seja possível ingressar em algumas empresas apenas com o nível básico de inglês, quando o assunto são as sonhadas promoções para cargos sênior e de liderança, dominar o idioma do mundo dos negócios é mais do que necessário. Conforme explica Cristiane Bianco, gerente geral da EF Education First no Brasil, a fluência no idioma ainda é uma das principais exigências para contratações e promoções em cargos sênior. “Temos muitos dados que confirmam a importância da língua inglesa no cenário corporativo. Por exemplo, a pesquisa da Page Personnel, que constatou a fluência em inglês como uma exigência solicitada em 60% das vagas ofertadas no cenário atual. Infelizmente, outra pesquisa do British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular revelou que apenas 5% da população brasileira fala um segundo idioma e desses, apenas 1% é fluente na língua inglesa”, pontua.
Para Cristiane, ao invés de se enganar a respeito do seu nível real de inglês, pessoas interessadas em otimizar seu potencial como profissionais e conquistar posições com melhor remuneração podem recorrer a diferentes modalidades de cursos e intercâmbios que permitem o aprendizado do idioma em diferentes velocidades e com diversas metodologias. “Muita gente tenta aprender inglês por conta própria ou em uma escola tradicional e acaba se frustrando, porque estes métodos não permitem uma imersão na cultura e na vivência real da língua. Contudo, com a metodologia correta e escolhendo a modalidade que se encaixa melhor na sua rotina, é possível conquistar grandes avanços em poucos meses”.
Vagas em que o inglês é mais valorizado
Um levantamento do Banco Nacional de Currículos apontou algumas posições que mais valorizam a fluência em língua inglesa. Além das mais óbvias, como Comércio Exterior, Importação e Exportação, Relações Internacionais e Secretária Bilíngue, também há destaque para diversas ocupações na área de TI, Marketing, Business Inteligence, Processos, Comunicação, Gerente de Projetos e Engenharia Elétrica. “A necessidade de se comunicar muito bem em inglês em cargos sênior e de gestão é bastante compreensível, porque vivemos em um mundo global, no qual corporações negociam e conversam diariamente com stakeholders em todo o mundo e a língua utilizada por todos é o inglês. Por isso, quem quer entrar nessas conversas precisa, sim, falar o idioma”, explica a executiva.