Baldan, Porto do Açu e Zurich estão entre as premiadas

O Great Place to Work Institute realizou a cerimônia de entrega das certificações às Melhores Empresas para Trabalhar 2024 no dia 10 de abril. O selo GPTW foi criado em 1980 e tem por objetivo medir a percepção dos profissionais em relação à empresa na qual trabalham. A certificação analisa as empresas por meio de uma cultura de confiança, transparência, alto desempenho e inovação.

O compromisso da Zurich de manter um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor, inclusivo, com equidade, representatividade e oportunidades iguais, tem gerado sucessivos resultados e reconhecimentos por parte de organizações especializadas em tendências de gestão de pessoas. A seguradora foi uma das anunciadas como destaque em cinco pilares do Ranking do Great Place to Work (GPTW) com foco em diversidade e conquistou o primeiro lugar entre as seguradoras para pessoas negras, LGBTI+ e mães e pais trabalharem, com o primeiro lugar em Primeira Infância.

Há dois anos, a companhia já havia conquistado posições nos rankings de Diversidade & Inclusão, considerando a categoria Mulheres. Com o resultado de agora, é a primeira vez que a Zurich também configura no ranking étnico-racial, pessoas com deficiência, LGBTQIA+ e primeira infância. “Acreditamos em um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e com equidade. Por isso, temos feito esforços concretos para construir um espaço seguro e uma cultura que reflita os diversos perfis de talentos da companhia. O reconhecimento do GPTW é um estímulo para continuarmos investindo no desenvolvimento de todas as nossas pessoas”, diz Carlos Toledo, diretor executivo de Pessoas & Cultura da Seguradora Zurich.

Com a atuação dos grupos de afinidades, foi possível proporcionar mudanças positivas no comportamento e na visão da empresa. As ações em prol da diversidade e da inclusão são desenvolvidas com base em direcionadores que permitem valorizar e potencializar o desenvolvimento de talentos, priorizando a equidade entre as posições que ocupam dentro da empresa.

A companhia tem políticas consolidadas no que diz respeito à equidade de gênero e ascensão das mulheres em posições de liderança. É parte da estratégia da organização atingir um índice de 28% (25% atualmente) de mulheres no nível de diretoria no Brasil até 2024 e de 50% na liderança geral (49% atualmente). O executivo ressalta que a Zurich prioriza também benefícios com foco em parentalidade.

A companhia disponibiliza licença de 180 dias para o responsável pela criança, e 42 dias para o corresponsável — extensível a todas as pessoas, independentemente do estado civil, do gênero ou da orientação sexual. Crianças recém-nascidas ou adotadas recebem um plano de previdência com aporte único de R$ 1.000. A seguradora também conta com a Jornada Parental para auxiliar as pessoas cuidadoras a conciliarem a vida profissional e familiar. Já para quem está em fase de amamentação, existe um lactário, que garante privacidade para coleta e armazenamento seguro.

Diversidade

Atualmente, a Zurich conta com 28% do total das profissionais autodeclaradas negras ou pardas (+2% acima de 2022), sendo 16% delas em posições de liderança. Diante desse diagnóstico e com ambição de aumentar ainda mais a diversidade étnico-racial interna, a companhia criou um programa de estágio com o objetivo de ampliar as oportunidades para negros e pardos desde o início da carreira até a evolução para cargos de liderança na empresa. “Dessa forma, a companhia oferece oportunidade para alcançarem seus potenciais máximos de desenvolvimento profissional”, diz.

O programa de estágio conta com diversas ações que contribuem para o desenvolvimento do jovem talento. Nessa primeira edição, foram contratados 15 jovens com idade entre 20 e 26 anos, sendo 53% mulheres. Cada jovem é acompanhado por um tutor para o desenvolvimento de um projeto para melhorar a produtividade da área de atuação. A meta da companhia é ter 30% de profissionais negros até 2025.

Para apoiar o desenvolvimento desses talentos, a empresa oferece uma mentoria para não-líderes ou integrantes do primeiro nível de liderança para um próximo nível de carreira. A primeira turma, já finalizada, contou com 13% dos participantes sendo promovidos.

De acordo com Toledo, esses projetos comprovam a importância do assunto diversidade dentro da companhia e vem, cada vez mais ganhando espaço. “Por isso, ainda no âmbito do desenvolvimento profissional promovemos, em 2022, um Estágio Afirmativo para pessoas negras e indígenas, sem restrição de gênero, idade, deficiência ou orientação sexual”, ressalta.

LGBTQI+

Em 2023, a Zurich reforçou seu posicionamento a favor da diversidade ao ser, pelo segundo ano, a seguradora oficial da Parada do Orgulho LGBT+, em São Paulo. Foi uma oportunidade para a companhia se posicionar a favor da manifestação social oferecendo proteção aos participantes do evento a partir de um seguro.

Internamente, todos os benefícios oferecidos pela seguradora são inclusivos. Carlos Toledo cita o exemplo do programa “Entre Laços” que disponibiliza uma equipe multidisciplinar para acompanhar pais e mães durante a gestação e o bebê durante os primeiros seis meses de vida da criança. O programa oferece o mesmo suporte para pais de crianças adotadas. “Cônjuges homoafetivos são beneficiados pois a adoção é muito comum em casais LGBTQIA+”, diz.

Pessoas com Deficiência

Para permitir a inclusão de Pessoas com Deficiência, a Zurich tem a preocupação de tornar os locais de trabalho cada vez mais acessíveis e, para isso, tem adotado medidas como pesquisas internas para entender a necessidade dos PCD’s no ambiente de trabalho como cadeiras adaptadas ou fones de ouvido adaptados.

Por querer tornar o ambiente inclusivo foi elaborado um Guia Rápido de Diversidade, Equidade, Inclusão & Pertencimento com orientação para evitar expressões consideradas ofensivas a grupos minorizados. Além disso, todos podem fazer aulas de libras com o conteúdo on-line disponibilizado para todos. “O fato de a Zurich estar entre as melhores empresas no quesito diversidade é resultado do trabalho feito internamente para dimensionar o assunto com participação da alta liderança da companhia. Para isso, temos um orçamento permanente dedicado para programas de desenvolvimento afirmativo como a mentoria e o estágio afirmativo, além de aumento nos benefícios dedicado a jornada parental com foco no cuidado de mães e pais”, diz o diretor executivo de Pessoas & Cultura da Seguradora Zurich.

Porto do Açu, estreante na categoria melhores empresas para as mulheres trabalharem

A Porto do Açu foi eleita pelo Great Place to Work (GPTW) como a 18ª empresa do País com melhor ambiente de trabalho para mulheres, entre as 70 reconhecidas em âmbito nacional. O resultado foi divulgado ontem (10/04), em cerimônia na Casa Bisutti, em São Paulo. Concorrendo pela primeira vez na categoria, o porto-indústria do Norte Fluminense recebeu o selo GPTW Mulher, que reconhece a cultura das companhias que se destacam na questão da equidade de gênero e no posicionamento da mulher no mercado de trabalho.

Para Eugenio Figueiredo, CEO da Porto do Açu Operações, a premiação da GPTW comprova que a empresa está no caminho certo nas ações de equidade de gênero. “Nos comprometemos a dar espaço, vez e voz às mulheres, onde quer que elas estejam e este selo nos motiva a fazer ainda mais por um ambiente inclusivo”, ressaltou.

A companhia abraçou a jornada de Diversidade e Inclusão com a aprovação de metas quantitativas e ambições audaciosas para 2026. Nos últimos quatro anos, essa representatividade aumentou 40%, sendo que 50% de mulheres ocupam cargos de liderança no Terminal Multicargas (T-MULT) e 70% na operação do serviço de tráfego de embarcações.

Para a gerente de Recursos Humanos da companhia, Viviane Menini, o selo GPTW Mulher representa a conquista de um trabalho diário por um ambiente plural. “Receber o selo de reconhecimento por sermos um excelente ambiente de trabalho para o público feminino é muito gratificante. Estarmos entre as top 18 de 70 empresas brasileiras é ainda mais. Não medimos esforços para alcançar esse cenário e sabemos que esta é uma jornada contínua. Estamos muitos felizes com mais essa conquista e certos de que vamos seguir rumo a evolução que desejamos para todas.”

A Porto do Açu Operações investe em desenvolver o potencial das mulheres, promovendo capacidade para liderar, inovar e alcançar novos patamares de sucesso. Um exemplo de iniciativa é o Programa de Qualificação de Mulheres PorTodas, em colaboração com Brasil Port e Dome, empresas também instaladas no complexo porto-indústria. O objetivo do programa é atrair mais mulheres para os times operacionais, tradicionalmente de maioria masculina, quebrando os paradigmas profissionais. “O sentimento é de dever cumprido e ânimo para mais conquistas como essa no caminho para construção do Porto inclusivo. Atuamos, todos os dias, em diferentes frentes, para a construção de um ambiente de trabalho onde as mulheres ocupem os mais diferentes lugares, posições de liderança e papéis de influência. Um excelente lugar para trabalhar é aquele que tem portas abertas para a pluralidade de ideias, cores, raças e gêneros. Esse é o nosso lema no Grupo Prumo, desenvolvedor do Porto do Açu”, destacou Ângela Serpa, diretora de Capital Humano da Prumo. 

A jornada da Porto do Açu também foca na representatividade de outros grupos minoritários, com ações para promover a inclusão étnico-racial, de pessoas com deficiência, 50+ e LGBTQIA+. A companhia administra o maior complexo portuário da América Latina, que abriga 22 empresas e 11 terminais de classe mundial.

Baldan

A Baldan, uma das líderes no segmento de implementos agrícolas, recebeu o selo Great Place to Work (GPTW), pelo segundo ano seguido, sendo reconhecida como uma excelente organização para trabalhar. O selo é um dos certificados mais relevantes no que se refere à gestão de pessoas de um negócio, e comprova o alto nível de ambiente de trabalho e engajamento dos profissionais da empresa. 

Para Douglas Imforzato, diretor de Gente Gestão e Sustentabilidade da empresa, “É fundamental manter na Baldan um clima organizacional favorável, pois ele influencia diretamente na motivação, produtividade, retenção e satisfação dos nossos mais de 1500 colaboradores, além de contribuir para a atração de novos talentos e satisfação de nossos clientes, ao traduzir esse resultado em excelência”. 

A pesquisa de clima foi realizada entre os dias 18 de março a 01 de abril de 2024, conforme as normas da GPTW, e teve uma nota 82. 

Além do selo GPTW, a empresa também possui: Certificação ISO 14.001, certificação de energia limpa, projetos sociais para a comunidade, saúde mental na empresa, com psicólogos, ginástica laboral na fábrica e projetos de governança.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.