Licença-maternidade estendida, ações de apoio às gestantes e rede de proteção às mulheres estão entre as ações de igualdade de gênero da multinacional

Nos últimos anos, a equidade de gênero no mundo corporativo têm sido um tema bastante debatido e, apesar dos índices ainda distantes do ideal, observa-se uma melhora promissora no cenário. Hoje, as mulheres não somente seguem ganhando espaço em posições de renome, como estão cada vez mais exigindo seus direitos e igualdade em relação aos privilégios masculinos.

Líder no segmento de snacks e detentora de marcas icônicas como Bis, Lacta, Oreo, Trident, Club Social, entre outras, a Mondelēz Brasil conta atualmente com 62% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. “Os resultados positivos também se devem à implementação de estratégias que visam a equidade de gênero como um pilar essencial para a expansão da companhia como um todo. A Mondelēz Brasil acredita na necessidade de refletir, dentro da corporação, a diversidade apresentada na sociedade brasileira, além de ter como compromisso inspirar a construção coletiva de um cenário mais inclusivo para as mulheres” ressalta Daniela Sagaz, diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão da companhia.

Para isso, a corporação investe hoje em programas e iniciativas internas que reforçam o seu posicionamento, assim como sua estratégia para mudança do cenário. O comitê WIN, por exemplo, visa garantir que mulheres estejam na liderança em todas as áreas da companhia e trabalha garantindo a capacitação, segurança e o bem-estar das mulheres. As iniciativas apresentadas pelo comitê, além de aprimorarem os talentos femininos, garantem igualdade salarial dentro da companhia, mentoria interseccional de liderança para mulheres e foca em áreas de vulnerabilidade para criar pipelines de liderança. As políticas criadas para garantir um ambiente seguro e de apoio para vítimas em situações de violência doméstica; os treinamentos e ações de conscientização sobre microagressões no ambiente de trabalho e os canais de denúncia sobre violência doméstica e assédio são pilares dentro do comitê que buscam estimular um ambiente mais formidável para o público feminino, lidando com temas sensíveis que infelizmente permeiam a vida das mulheres na sociedade. “Promover uma infraestrutura que valoriza a capacitação e os talentos criativos de mulheres, gera uma atmosfera de valorização tanto profissional quanto pessoal. Uma acaba se inspirando na outra, fortalecendo o sentimento de pertencimento na corporação e no mundo. Sem contar que, atender as necessidades sociais de mulheres e meninas é o caminho para a construção coletiva de um ambiente positivo para todas”, completa Daniela. 

Outro tema importante abordado pelo comitê é a maternidade. Na Mondelēz Brasil, há um guia de boas práticas para apoiar gestantes e seus líderes antes e após a licença-maternidade. Além da licença-maternidade estendida, inclusive para casais homoafetivos, outros benefícios são oferecidos, como o Programa Materna, que oferece um acompanhamento completo à gestante e a Rede de Apoio Sobre Maternidade, trabalhando temas de parentalidade e como amparar as colegas mães. Essas normas refletem uma taxa de turnover total de 3,6% para a companhia nos últimos 3 anos, segundo a FGV esse número no mercado é de 50%. Sobre o tema, Daniela Sagaz destaca: “O país e a própria corporação perde quando se desperdiça talentos femininos que optam por engravidar e não regressar. Por isso, além de um papel social, é primordial o encargo das empresas em promover o bem-estar das mães para que se sintam seguras e amparadas a voltar ao trabalho”. 

A dignidade menstrual também é uma preocupação da companhia, que entende que essa conversa não deve ficar apenas com o governo ou quem produz e usa absorventes. É também papel da empresa promover o amparo necessário voltado a esse tema, por isso, os suprimentos menstruais são distribuídos gratuitamente em todas as fábricas e escritórios.

De acordo com um estudo realizado pela McKinsey, equipes mais diversas possuem quase o dobro de probabilidade de propor novas ideias e tentar novas formas de fazer as coisas. Esse é um objetivo concreto da Mondelēz Brasil, que anseia em se tornar igualitária no que diz respeito as questões de gênero. A empresa já alcançou grandes feitos, sendo reconhecida pelo Prêmio WEPs Brasil – Empresas Empoderando Mulheres (ONU Mulheres), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e por ter alcançado a meta de mulheres em cargos de liderança, além de serem Signatários do WEPs, iniciativa da ONU em prol da equidade de gênero. Em 2024, a meta é aumentar fortemente os investimentos para manter a representatividade em 100% das áreas da empresa, assim como aumentar o índice de fornecedores diversos e inclusivos e seguir inspirando a inclusão. 

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