Evento #NinguémMePausa abordou como a menopausa e o climatério interferem em questões que envolvem a representatividade da mulher 40+
A equipe da LLYC Brasil, empresa global de marketing e assuntos corporativos, realizou em São Paulo o evento “#NinguémMePausa: a representatividade da mulher 40+”, para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O encontro teve como objetivo principal discutir os desafios da mulher acima dos 40 anos, abordando questões importantes que vão além da saúde, especialmente no contexto da menopausa e do climatério. Na ocasião, diversos painéis de discussão e conversas sobre temas femininos relevantes promoveram uma reflexão sobre como a sociedade está preparada ou não para as diferentes fases da vida da mulher.
Entre as convidadas para estes painéis estavam: a ginecologista especialista em Menopausa, Fernanda Torras; a jornalista CEO da BlackID Comunicação e conselheira de Diversidade, Equidade e Inclusão da LLYC Brasil, Renata Camargo; a diretora de Marketing no Grupo Bandeirantes de Comunicação, Viviane Groisman; a editora executiva de Jornalismo da Bandnews FM, Sheila Magalhães; Deborah Bresser, jornalista e editora do IG Delas e Waleska Maciel, diretora voluntária no Women In Mining Brasil e diretora de Reestruturação na A&M. Além das diretoras da LLYC Brasil, Giuliana Gregori, Flavia Caldeira, Naira Feldmann, Maíra Fontoura e Vivian Raffaeli.
Durante o evento, as convidadas trataram de temas relacionados à representatividade feminina durante a menopausa e o climatério. Esse tema foi base da pesquisa de percepção da LLYC que deu origem ao artigo “Menopausa e Climatério: um olhar sobre a representatividade feminina”. Um destaque foi a análise dos principais sintomas e sinais invisíveis da menopausa, visando uma compreensão mais ampla e empática dessas fases da vida. Além disso, foram discutidos aspectos relacionados à equidade e visibilidade da mulher no mercado de trabalho e na mídia, destacando o caminho a ser percorrido para garantir uma participação mais igualitária e representativa. O papel do homem nessa jornada também foi explorado, evidenciando a importância da colaboração e da desconstrução de estereótipos de gênero. Por fim, foram apresentadas experiências reais dentro do mercado de trabalho para mulheres acima de 40 anos, bem como políticas e iniciativas necessárias para assegurar espaços inclusivos e oportunidades de crescimento para todas as mulheres.
O #NinguémMePausa inaugurou um espaço inclusivo e acolhedor para mulheres de todas as idades, bem como para homens e pessoas de diferentes gêneros, interessados em participar da discussão sobre igualdade, diversidade e inclusão. Para Flavia Caldeira, diretora-geral da LLYC Brasil, o evento foi uma excelente oportunidade para quebrar tabus e promover a representatividade. “Hoje, temos maturidade e tranquilidade para dizer não, e é isso que a maturidade nos traz. Foi incrível ver como essas discussões nos inspiram a abraçar nossa autenticidade e fortalecer nossa voz. Vamos continuar avançando juntas nessa jornada de empoderamento e inclusão”, destacou.