Programa Be Well amplia atuação da iniciativa Dan’Cares, e inclui um pilar de bem-estar mental para todo o seu quadro de funcionários no mundo
A Danone, empresa global em alimentos e bebidas, criou o programa Be Well (Fique Bem, na tradução em português) como uma identidade única para 100% de seus colaboradores e colaboradoras (Danoners) no mundo. O programa, que é focado na promoção de bem-estar e nutrição, está alinhado à missão da companhia de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível e tem como objetivo promover um ambiente mais saudável para seu público interno, tanto nos escritórios, quanto nos CDs e fábricas da empresa ao redor do mundo todo.
Alinhado aos valores HOPE (humanismo, abertura, proximidade e entusiasmo), a ação, que aprimora o Employee Value Proposition (EVP) da Danone, amplia a atuação do Dan’Cares, iniciativa global de saúde lançada pela companhia em 2009, e passa a contar com benefícios voltados para o bem-estar físico e mental e serviços de nutrição, a fim de trazer maior consciência sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável e equilíbrio psíquico. “O bem-estar de Danoners sempre esteve no centro das nossas prioridades. Já tínhamos programas robustos voltados para a nutrição, saúde física e prevenção de doenças no Brasil. E agora, com o Be Well, queremos apoiar nossos colaboradores e colaboradoras com mais benefícios e iniciativas ligadas também à saúde mental, promovendo conhecimento e ações voltados a esse tema que impacta tanto as nossas vidas”, declara André Rapoport, diretor de RH da Danone Brasil.
Segundo o relatório anual do Estado Mental do Mundo, o Brasil é o terceiro país com o pior índice de saúde mental, com 33,5% da população com quadros de ansiedade e depressão. Além disso, a pesquisa saúde e trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi), aponta que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. “O Brasil é considerado um dos países mais ansiosos do mundo. Aproveitamos o lançamento global do Be Well para relançar nosso programa local e agregar novos serviços, pois queremos aumentar a conscientização sobre a importância da saúde mental, para que o tema esteja mais presente nas conversas entre lideranças e Danoners, por meio de ações para maximizar a flexibilidade individual, adaptar o dia a dia de trabalho, estimular o desconectar digital, e também ter apoio profissional e rápido em momentos de crise”, comenta Dr. José Maciel, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho na Danone Brasil.
A companhia, que já vinha promovendo ações e oferecendo ferramentas para os cuidados de Danoners no âmbito da Saúde Mental desde 2020, mantém rodas de conversas e palestras sobre estresse, burnout, distúrbios do sono, entre outros temas, ampliando o foco no autocuidado e empoderamento de colaboradores. Além disso, por meio de treinamentos, a empresa oferece suporte à liderança, fornecendo rodas de conversas para auxílio mútuo e descompressão, e ferramentas para que possam aconselhar e/ou encaminhar de forma sensível e apropriada suas equipes.
O projeto também conta com a Central de Apoio Viva Bem, um serviço de atendimento exclusivo de profissionais como psicólogos, assistentes sociais, advogados e especialistas financeiros, para colaboradores e seus familiares. No pilar de nutrição, a empresa fornece acesso a conhecimentos sobre alimentação saudável e nutrição, para que os colaboradores possam se sensibilizar para hábitos alimentares saudáveis através de materiais educacionais.