A empresa dona da marca Gomes da Costa, tem em seus pilares de atuação a relação de confiança e o ambiente de trabalho colaborativo e engajador
A Nauterra, empresa global de alimentação que produz e comercializa a marca Gomes da Costa no Brasil, é reconhecida não apenas pela qualidade de seus produtos, mas também pelo trabalho desenvolvido com os colaboradores. A gestão de carreira, o ambiente de trabalho agradável, o treinamento eficaz, a diversidade e a inclusão são alguns dos pontos que a tornaram uma marca empregadora, ou seja, uma companhia com alta capacidade de atrair talentos do mercado e de reter os melhores profissionais.
Esses pilares foram construídos a partir de um conjunto de práticas, normas e processos de uma companhia que está sempre buscando a humanização nos seus negócios. O onboarding, por exemplo, é entendido pela Nauterra como uma das etapas mais importantes para um novo colaborador. Ele precisa se sentir confortável, bem-vindo e parte importante do negócio. Por isso, a empresa dedica 90 dias para assegurar a adaptação do profissional, por meio de treinamentos em diversas áreas, buscando uma conexão cada vez mais forte entre a empresa e suas pessoas.
Outro fator muito relevante são os benefícios oferecidos. Neste caso, não se trata apenas dos financeiros, já comuns ao mercado e muitas vezes a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas, mas os intangíveis e que fazem diferença na vida das pessoas, principalmente em período pós-pandemia, como suporte psicológico, com atendimento online e presencial para colaboradores que atuam em Itajaí, Santa Catarina. Desde a criação do programa, cerca de 816 pessoas já foram atendidas. Além disso, a empresa também conta com licenças maternidade e paternidade estendidas.
Ainda dentro de projetos relevantes, vale destacar as oportunidades oferecidas aos jovens, que muitas vezes têm a Nauterra como primeiro emprego. A empresa insere e capacita pessoas entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, além de contemplar os jovens aprendizes no quadro de colaboradores. Mais de 158 jovens aprendizes já foram efetivados ao longo do programa, comprovando o sucesso do trabalhado desenvolvido com este público. Hoje, são 83 vagas dentro desta modalidade, com média de retenção de 15% dos jovens, sendo uma empresa reconhecida pela oportunidade do primeiro emprego formal. “Promovemos uma cultura organizacional que prioriza a empatia, a clareza e o respeito, mas também estamos muito atentos aos resultados obtidos com esses processos. E ficamos felizes ao ver que 25% dos cargos de diretoria e 30% de liderança intermediária são compostos por mulheres. Todos os números já obtidos demonstram que estamos no caminho correto. Inclusive, esse compromisso foi reconhecido com a certificação recebida recentemente da consultoria Great Place To Work® Brasil (GPTW), como um excelente lugar para trabalhar, pelo segundo ano consecutivo”, afirma Rochelli Kaminski, diretora de Recursos Humanos da Nauterra.