Consultoria terá comitê executivo que vai endereçar assuntos e decisões operacionais e estratégicas
A Crowe Macro Brasil, que completa 23 anos em janeiro de 2024, está entrando em uma fase muito importante em sua gestão. Este é o início de um robusto planejamento de sucessão e mudança em sua governança, muito bem planejado por seu CEO e sócio-fundador, Marcelo Lico.
O plano conta com o apoio de uma importante consultoria externa e compreende a transferência da gestão e das decisões que até então eram tomadas por Marcelo Lico, para profissionais de alto calibre que estão na organização há muitos anos e estão totalmente alinhados aos objetivos, valores, cultura e missão da empresa.
Neste caso, Juliana Brito, sócia de Serviços de Consultoria BPM (18 anos na Crowe Macro Brasil), Sergio Oliveira, sócio de Auditoria e Risco (9 anos na Crowe Macro Brasil) e Marcelo Tommasi, sócio de Transações (7 anos na Crowe Macro Brasil) assumirão como sócios-diretores de suas respectivas Divisões. Além disso, Erika Suzuki, também sócia em BPM-Consulting Services (19 anos na Crowe Macro Brasil), assume como International Liaison Partner (ILP).
Além das nomeações, foi criado também o Comitê Executivo, que é composto por Marcelo Lico, Marcelo Tommasi, Juliana Brito, Sergio Oliveira e Mario Alves, sócio consultor (8 anos na Crowe Macro Brasil), que tem por objetivo endereçar assuntos e decisões operacionais e estratégicas, coordenando atividades para atingir objetivos específicos e buscando priorizar o compartilhamento de decisões sem depender do sócio-fundador.
Marcelo Lico destaca que a Crowe Macro Brasil já vinha passando por um processo natural de transferência de gestão e responsabilidades há alguns anos, principalmente desde que a empresa passou a representar a Crowe Global no Brasil, há 12 anos. “Na época éramos uma pequena empresa de auditoria, com dois sócios e cerca de 70 profissionais. A Crowe Global não tinha operações no Brasil. A partir do momento em que assumimos a operação, revisamos todo o nosso plano estratégico, começando pelo nosso modelo corporativo”.
Lico comprou a parte do ex-sócio e a partir daí iniciou-se o processo de transformação da empresa. “Após assumir 100% da empresa, desenvolvemos um plano estratégico ousado e totalmente alinhado à Crowe Global, baseado nas premissas de tornar a marca conhecida no Brasil e posicioná-la entre as 10 maiores do ranking nacional. Além disso, desenvolver todos os produtos globais da Crowe e contar com os melhores e mais especializados profissionais. E assim foi feito. Atualmente contamos com todas as práticas de atendimento de uma empresa global de Auditoria e Consultoria, incluindo Riscos, Transações, Recursos Humanos, Consultoria ESG e Transformação Digital, entre outras.
Atualmente a Crowe Macro Brasil é composta por 10 sócios de Capital e 13 heads e diretores de Divisão que lideram 400 profissionais em 8 escritórios no Brasil. “Tenho a certeza de que estamos no caminho e no momento certo, pois o plano de sucessão que iniciamos tem de ser preparado e posto em prática com muita moderação e pensando que a organização é maior que o indivíduo e, o mais o importante, é manter sua curva de crescimento e perpetuidade”, complementa Lico.
Erika Suzuki, profissional mais antiga da empresa, já estava sendo preparada por Lico há muitos anos para assumir a coordenação do relacionamento internacional da Crowe Macro Brasil com a Crowe Global. “Como sócia responsável pelo International Desk da Crowe Macro por muitos anos, acabei interagindo com diversos pares de diferentes escritórios da Crowe Global e coordenando o atendimento de importantes clientes internacionais. Recentemente também me tornei membro do Conselho de Marketing da Crowe Global, o que foi para mim uma fonte de grande satisfação e reconhecimento. A partir de agora, no novo cargo de ILP, meu principal objetivo será dar continuidade ao trabalho de Marcelo Lico e ampliar ainda mais o relacionamento com a Crowe Global para incentivar e expandir os negócios entre o Brasil e as demais empresas de nossa rede”, declara.
Marcelo Tommasi, que tem quase 30 anos de experiência em práticas de Consultoria e Finanças Corporativas, destaca que “estou honrado e orgulhoso por ter sido eleito sócio-diretor da Divisão de Finanças Corporativas e por ser escolhido como membro do Conselho Executivo Comitê da Crowe Macro Brasil. Estou entusiasmado em contribuir para moldar o futuro da nossa empresa e garantir uma transição perfeita do nosso modelo atual. Juntamente com os meus colegas, tenho certeza de que expandiremos as bases estabelecidas pelo nosso visionário sócio-fundador com confiança e otimismo. Acredito que os nossos esforços de colaboração neste Comitê Executivo não só preservarão o legado do nosso fundador, mas também abrirão caminho para mais inovação e crescimento”.
Juliana Brito destaca: “É um grande prazer participar deste momento importante na história da Crowe Macro Brasil, empresa onde comecei como trainee, cresci pessoal e profissionalmente e tive grandes oportunidades. É uma honra liderar a divisão BPM Consulting como sócia-diretora e dar continuidade a esse legado iniciado pelo nosso fundador. Nosso compromisso é com a continuidade dos negócios e trabalharemos incansavelmente para impulsionar o crescimento da empresa, fortalecer nossas parcerias e alcançar os melhores resultados”.
Sergio Oliveira lembra: “Fiquei muito feliz e grato por assumir a liderança como sócio-diretor da Divisão de Auditoria e Risco e poder participar deste importante momento participando do novo Comitê Executivo da Crowe Macro Brasil. Como sócio-diretor de Auditoria, será uma importante oportunidade de aprendizado, reconhecimento e contribuição para o sucesso da empresa, desenvolvimento de liderança e relacionamento profissional. A função de sócio-diretor facilitará a comunicação, estratégias e monitoramento dos resultados da nossa divisão. Cada Divisão com o seu líder e esses líderes, participando de um mesmo Comitê, trarão diversidade e experiência, agregando conhecimento às discussões e tomadas de decisão. Estamos no início do processo, mas já temos agendas definidas, temas em discussão e grande envolvimento”.
Por fim, o sócio de Consultoria, Mário Alves, com mais de 30 anos de experiência em projetos de Transações, destaca: “Conheci Marcelo Lico há cerca de 28 anos. Trabalhamos juntos no passado e sempre admirei sua resiliência e pragmatismo na busca de seus sonhos e, sempre pensando no que era melhor para suas equipes. A Crowe Macro Brasil é um exemplo de resultados efetivos na busca pela realização de um sonho e de uma história de sucesso. Apesar de ser uma empresa relativamente jovem, já é uma das líderes em seu segmento e possui o pensamento maduro das grandes corporações, sendo reconhecida pelos nossos profissionais, clientes, concorrentes e pelo mercado em geral como uma grande empresa. Sinto-me muito honrado por ser membro da organização e, principalmente a partir de agora, fazer parte do seu Comitê Executivo”.
A Crowe Macro representa a Crowe no Brasil, 8ª maior rede global de auditoria e consultoria, presente em 150 países, com um faturamento global de USD 5 bilhões e mais de 40 mil profissionais.