Segundo pesquisa, 74% dos funcionários que realizam atendimento psicológico sentem uma melhora no relacionamento com os colegas
A segurança psicológica é um conceito essencial para promover um clima organizacional saudável e sustentável, onde a confiança, o respeito e a abertura são cultivados. Em um ambiente psicologicamente seguro, os colaboradores podem compartilhar suas experiências, desafios, feedback de maneira honesta e contribuir para o aprendizado contínuo e o desenvolvimento pessoal e profissional.
Uma pesquisa realizada em 2023 pela orienteme, plataforma que oferece soluções de bem-estar corporativo, identificou que 74% dos funcionários que realizam atendimento psicológico sentiram uma melhora no relacionamento com os colegas de trabalho.
Renata Tavolaro, líder de Psicologia da orienteme, comenta ser muito importante fazer com que os colaboradores entendam a importância de se ter empatia pelo outro e, principalmente, uma comunicação transparente. “Os climas de alta competitividade não são bons. A busca por resultados é natural no trabalho, mas de uma forma saudável”, complementa.
Uma das estratégias realizadas por empresas atualmente é avaliar a saúde mental de seus funcionários. Assim, podem identificar precocemente possíveis desafios psicológicos enfrentados por eles, fazer intervenções proativas e oferecer suporte adequado. “Essas medidas podem ser feitas por meio de pesquisas de clima. Ao analisar os resultados, as organizações podem identificar áreas de melhoria, pontos de insatisfação e implementar estratégias direcionadas para fortalecer a cultura organizacional”, afirma Renata.
A especialista ainda diz que a rotatividade é um grande sinal para medir a saúde mental dos colaboradores. Quando a taxa de turnover é alta, isso pode indicar problemas subjacentes que impactam diretamente o bem-estar psicológico dos funcionários. A constante entrada e saída de membros da equipe pode criar um ambiente de trabalho instável e estressante. “Além do turnover, temos também o absenteísmo. Funcionários que enfrentam desafios como estresse, ansiedade, depressão ou outros problemas de saúde mental podem sentir-se incapazes de cumprir suas responsabilidades diárias no trabalho, levando a faltas frequentes”, conclui a líder de Psicologia.
A pressão constante, ambientes de trabalho tóxicos, excesso de carga de trabalho e a falta de suporte emocional são alguns dos fatores que podem afetar negativamente a saúde mental dos funcionários. Além disso, o estigma associado à saúde mental muitas vezes impede que os colaboradores busquem apoio ou comuniquem suas necessidades. “O gestor precisa conhecer sua equipe e as equipes precisam colaborar entre si. Sempre mostrar para as pessoas qual a importância de seus trabalhos na empresa e criar a conexão dos membros. Esta compreensão coletiva da relevância de cada esforço individual não só estimula a colaboração entre equipes, mas também impulsiona o comprometimento de todos na busca de objetivos comuns”, finaliza Renata.