Conquista é fruto de implementação de canais de comunicação internos que facilitam troca de experiência e colaboração e priorizam a saúde física e mental
Um dos maiores desafios na cultura organizacional das empresas no mundo todo é a falha na comunicação. Estudo da Society for Human Resource Management (SHRM) mostra que essa lacuna gera prejuízo médio de US$ 420 mil (mais de RS 2 milhões) por ano a empresas com até 100 colaboradores.
Ao investir em iniciativas que incentivam a escuta entre os times e lideranças, a Verity, aceleradora para a transformação digital, viu seu desempenho melhorar ao longo dos anos. Para 2023, a expectativa é fechar com 55% de aumento na receita.
O foco na cultura organizacional e estruturação de canais internos de comunicação foram os principais catalisadores para Verity conquistar a 58ª posição no ranking de melhores empresas para trabalhar no ramo de Tecnologia da Informação, organizado pela consultoria especializada em gestão de pessoas Great Place To Work (GPTW).
Depois de três anos conquistando o selo GPTW, mas ficando de fora do ranking segmentado de Tecnologia, a empresa foi inserida nesta edição entre as 140 classificadas pela consultoria dentre 860 companhias do Brasil que se inscreveram.
Para Alexandro Barsi, CEO, a cultura organizacional centrada em pessoas e em boas relações foi o principal diferencial que levou a Verity a esta conquista. “Estes são valores que carrego desde o início da carreira e transmito aos nossos colaboradores. Sempre acreditei que ter relações duradouras, que transmitam confiança e respeito às pessoas, são premissas essenciais para se diferenciar no mercado”, assinala. “Minha visão é que formar uma cultura horizontalizada, que ofereça uma rede de apoio global aos colaboradores, é fundamental para construir uma empresa acolhedora, resultando na atração e retenção de talentos. Implementamos na Verity programas de Diversidade e Inclusão e de Capacitação e Desenvolvimento, além da filosofia da liderança servidora, que tanto valorizamos e que foram fundamentais nessa jornada”, completa.
De acordo com as duas últimas pesquisas do GPTW, a Verity foi classificada como Líderes FOR ALL por meio da Jornada da Liderança, uma metodologia com o propósito de identificar, de forma objetiva, os perfis distintos de liderança existentes em uma mesma empresa e que atuam alinhados com os pilares FOR ALL do GPTW: valores, confiança, eficácia da liderança, inovação por todos, maximização do potencial humano e movimento da liderança.
Cultura diversa e inclusiva
A gerente de Pessoas na Verity, Daniela Santos, ressalta, também, que a Verity construiu uma cultura organizacional direcionada para criar um ambiente único, de respeito, diversidade, inclusão, justo e de muitas trocas que incentivem o crescimento em equipe. “Os Veriters têm total acesso a qualquer área ou pessoa na empresa, facilitando a troca de experiência e colaboração entre pessoas e equipes, além de formar uma rede de apoio global aos colaboradores, prezando pela saúde física, mental e financeira”, pontua.
Estas são algumas iniciativas que sustentam a Cultura Organizacional da Verity:
Anjo Verity – Colaboradores se voluntariam para serem catalisadores da cultura Verity, contribuindo para que a informação tenha bastante fluidez entre todos. Atualmente, são 11 anjos na Verity.
VerityComVC – Encontro mensal virtual que abre espaço para escuta ativa dos colaboradores e discussão de temas de interesse coletivo, novas iniciativas, visão sobre projetos, cases de sucesso e novidades estratégicas ou processuais implantadas na Verity. Este ano, foram realizados 12 encontros.
Digital School – projeto que visa compartilhar conhecimento e capacitar profissionais em temas relevantes de Transformação Digital, Agilidade e Cultura de Produtos. Com cursos voltados à agilidade, crescimento orientado por produtos e geração de valor no mundo digital, a empresa espera impactar 2 mil pessoas este ano com a iniciativa. Todos os cursos são gratuitos, totalmente online e com direito a certificados.
“Todas essas iniciativas garantiram que tivéssemos uma nota 4.8 no Glassdoor, com mais de 3 mil sentimentos positivos compartilhados por nossos Veriters, que acreditam na nossa cultura organizacional e a replicam por todos os setores da empresa”, finaliza o CEO da Verity.