Projeção é que em 2032, sejam oferecidas mais de 16 mil novas vagas no setor de energia eólica nos EUA; salário médio gira em torno de US$ 56,2 mil, ao ano
O crescimento acelerado do uso de energias renováveis nos Estados Unidos tem contribuído para a geração de cada vez mais empregos no setor. A indústria especializada na fabricação de turbinas eólicas, por exemplo, tem movimentado cerca de U$ 5 bilhões ao ano, empregando mais de 26 mil profissionais.
Dados do US Labor Department, analisados pela consultoria em RH HAYMAN-WOODWARD Human Capital, projetam um crescimento para os próximos 10 anos, de 44,9% no número de novas vagas para técnicos em manutenção de turbinas eólicas, passando de 11,2 mil em 2022 para 16,2 mil em 2032.
Inúmeros fatores podem explicar a demanda por este tipo de profissional nos Estados Unidos. O governo americano tem aplicado uma série de incentivos fiscais para impulsionar a construção de torres eólicas. Além disso, o mercado de energia eólica foi considerado essencial também para infraestruturas críticas e não enfrentou interrupções operacionais durante a Covid-19, por exemplo. “A mudança virtual no país durante o lockdown exigiu uma quantidade substancial de eletricidade. O crédito fiscal de produção na indústria exige também o uso de energia limpa. Sem contar, os investimentos necessários em energias renováveis que ajudaram a aumentar ainda mais a procura por energia eólica”, afirma o CEO da HAYMAN-WOODWARD Leonardo Freitas.
Freitas também aponta, que ao longo dos anos, surgiram inúmeros programas de treinamento para técnicos em energia eólica nos EUA. “Isso inclui escolas profissionais, treinamento interno, faculdades comunitárias, escolas financiadas pelo setor privado e pelo estado, como as encontradas no Novo México, além da formação de organizações de treinamento padronizadas, como a Global Wind Organization (GWO)”, completa.
O salário médio de um técnico em turbinas eólicas nos Estados Unidos gira em torno de US$56,2 mil, por ano. Além disso, há diversos benefícios que incluem tarefas diárias, trabalho prático e viagens.
Quais são os passos para trabalhar como técnico em turbinas eólicas nos EUA?
O primeiro passo para morar e trabalhar nos Estados Unidos como técnico em turbinas eólicas é solicitar a obtenção de um visto de residente, dos tipos EB3 ou EB2. É preciso também obter algumas habilitações necessárias como cursos e certificados. Confira alguns deles:
1) Frequentar e se formar em uma escola com programa credenciado:
Depois de decidir qual escola frequentar, é preciso participar das aulas necessárias para receber o certificado de tecnologia em turbinas eólicas ou obter o diploma de Associado em Ciências Aplicadas. Nas aulas, o aluno irá participar de palestras e experiências práticas extracurriculares. Muitos programas irão oferecer experiência de trabalho de campo na medida em que o aluno for aprendendo as vários componentes de uma turbina eólica, como instalá-las ou repará-las.
Há também outros cursos e disciplinas que poderão ser feitas que incluem: sistemas mecânicos e de frenagem, manutenção hidráulica e elétrica, sistemas de programação e controle de computador, treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), primeiros socorros e resgate.
2) Treinamento prático
Após a formatura, é recomendada a participação em treinamento prático. Para isso, os interessados devem procurar um local ideal onde desejam trabalhar e realizar o treinamento por um ano. Será no treinamento prático que os funcionários poderão aprender mais sobre os tipos específicos de turbinas eólicas que desejam reparar e instalar. Eles também podem compreender melhor os deveres e responsabilidades regulares experimentando-os em primeira mão durante o treinamento.
Os trainees geralmente acompanham técnicos profissionais de turbinas eólicas durante os primeiros meses de treinamento. Ao final do treinamento, os alunos irão instalar, reparar e fazer a manutenção das turbinas eólicas individualmente, com pouca supervisão.
3) Participe de um estágio
Embora não seja obrigatório, alguns técnicos de turbinas eólicas podem optar por aprender mais sobre as responsabilidades e deveres do trabalho. No estágio, os alunos poderão aprender sobre uma variedade de métodos de reparo mecânico usados em várias turbinas eólicas. Listar um estágio em seu currículo também pode ser uma ótima maneira de mostrar conhecimento e experiência avançados. Os estágios geralmente contêm certas qualificações para participar. Abaixo estão os requisitos comuns para uma aplicação de aprendizagem:
Diploma do ensino médio
- 18 anos ou mais;
- Realizar em um exame físico;
- Conclusão de um curso de álgebra do ensino médio com nota C ou superior.
4) Receba sua certificação
Não é obrigatório obter uma certificação de técnico em turbinas eólicas, mas pode impressionar os empregadores quando eles notam isso em um currículo. Existem muitas certificações disponíveis, dependendo do tipo de trabalho de técnico em turbinas eólicas que os interessados buscam. Também estão disponíveis certificações para disciplinas como escalada em torres, autorresgate e segurança elétrica.
O CEO da HAYMAN-WOODWARD Leonardo Freitas reforça que pesquisar sobre um trabalho específico de técnico em turbinas eólicas para saber quais certificações são necessárias é recomendado para quem busca este tipo de posição. “Listar essas certificações no currículo pode demonstrar dedicação em permanecer seguro no trabalho. Isso pode impressionar os gerentes de contratação, pois imprime comprometimento e profissionalismo no exercício do cargo”, reforça.