Encontro tem o objetivo de gerar impacto a partir de compromissos públicos de um grupo de empresas por meio de ação coletiva e individual, para o alcance dos ODS
A Inoar Cosméticos, indústria brasileira de capital 100%, participou do último encontro do Pacto Global que reuniu lideranças femininas e negras de empresas embaixadoras e comprometidas com os movimentos Raça é Prioridade 2030 e Elas Lideram 2030, criados pela instituição para ajudá-las a acelerar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável focados nas questões de raça e de gênero, respectivamente.
O evento, realizado em novembro, contou com a presença de Inocência Manoel (foto ao lado), diretora de Marketing da empresa, e promoveu a troca de experiências comuns no momento em que equidade, inclusão e gestão das diversidades entrarão de forma definitiva nas estratégias de negócio. “Participar de mais este evento do Pacto Global foi mais do que inspirador. Reunir líderes femininas e negras comprometidas com movimentos tão importantes é um passo significativo para impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Discutir as mudanças na legislação brasileira que direcionam as empresas a relatórios mais abrangentes de impacto ambiental, social e de governança, a partir de 2024, mostra como a conscientização global está se fortalecendo. Foi uma oportunidade incrível para compartilhar experiências e preparar terreno para a inclusão, equidade e gestão da diversidade serem partes fundamentais das estratégias de negócio”, afirma.
Na pauta do encontro também foram destacados os eixos temáticos 2024, como: Acelerar a concretização da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, combatendo a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero, políticas de cuidados, licença-parental, saúde mental sob perspectiva de gênero e raça, Novas leis sobre equiparação salarial 14.611/2023 e assédio 14.540/2023. “Estou convencido de que acompanhar de perto o movimento ESG é não apenas importante, mas vital para qualquer empresa que deseje permanecer relevante no cenário atual dos negócios. Estar atento e alinhado com os princípios ambientais, sociais e de governança é essencial para garantir não só a sustentabilidade dos negócios, mas também para contribuir positivamente para um mundo mais justo e equilibrado”, reforça Alexandre Nascimento Manoel Aroza, CEO da Inoar Cosméticos.
Em 2019, a Inoar Cosméticos assinou o Pacto Global da ONU. Três anos depois, a companhia aderiu ao movimento do Pacto Global da ONU – Elas Lideram 2030, que visa aumentar a quantidade de mulheres nos cargos de alta liderança, com a meta de chegar a 30% de mulheres em cargos de alta liderança até 2025 ou 50% de mulheres em cargos de alta liderança até 2030.