Nova diretriz é parte da publicação da Política de Apoio à Parentalidade da Hydro, que também detalha a licença para casais do mesmo gênero e gêneros diferentes
A Hydro, líder global em alumínio e energias renováveis, ampliou para 28 dias o período de licença paternidade em todas as plantas e escritórios do Brasil. A diretriz também será aplicada na Albras, maior produtora de alumínio primário do país. O novo período de licença paternidade entra em vigor em julho e atende pais de crianças recém-nascidas ou adotada.
A alteração é resultado da publicação da nova Política de Apoio à Parentalidade da Hydro e busca incentivar a parentalidade responsável, como forma de consolidar o compromisso da empresa em estimular o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, fortalecendo os laços familiares. Essas mudanças se alinham aos padrões globais da companhia. A licença maternidade permanece em 180 dias.
Com a atualização da política, a Hydro supera o período de licença paternidade previsto na legislação brasileira, que é de até 20 dias. A atualização da política também fortalece o compromisso da empresa com a diversidade, pois detalha, entre outros pontos, como casais do mesmo gênero e gêneros diferentes vão acessar os benefícios previstos na diretriz. O documento descreve as figuras de cuidador(a) primário(a) e secundário(a), equivalentes a maternidade e paternidade, respectivamente. “Na Hydro, queremos que as pessoas desenvolvam suas carreiras sem abrir mão de ter suas famílias, se assim desejarem. A ampliação da licença parental é uma forma de expressar a nossa contribuição para que nossos empregados e empregadas possam ter um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional e, em particular, mais tempo de qualidade para vivenciar esse momento especial, que é a chegada de uma criança ao lar”, afirma Nelia Lapa, vice-presidente de Pessoas, Comunicação, Saúde e Segurança da Hydro Bauxita e Alumina.